Seid realiza Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, em Barras
27/06/2015 - 10:05

Fórum de Politicas Públicas para Pessoas com Deficiência
O Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência foi aberto nesta quinta-feira (26), na cidade de Barras. O evento é realizado pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID. O governador Wellington Dias, esteve na solenidade de abertura acompanhado de deputados federais, estaduais, prefeitos, secretários de estado, autoridades e populares da região. A cerimônia ainda contou com a participação do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira e da senadora, Regina Sousa.

Com a finalidade de divulgar informações e disponibilizar serviços que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e sua inclusão na sociedade piauiense, o Fórum realizará palestras, debates e prestação de serviços de vários parceiros envolvidos. O governador Wellington Dias, fala da alegria de estar participando desse momento em que o estado discute políticas públicas voltadas para as necessidades dos portadores de deficiência.

“Esse Fórum Regional debate as prioridades para essa área das pessoas com deficiência no estado. A presença do governo da presidente Dilma Rousseff, através do secretário Nacional, Antonio José, e toda a nossa equipe com a bancada federal, estadual e o município queremos garantir aqui, com as entidades, importantes parcerias. Por exemplo, parcerias que permitem às pessoas terem condições de possuírem o passe livre cultura e passe livre de transporte urbano; quem necessita de uma cadeira de rodas, uma órtese, prótese; as pessoas que precisam de um tratamento poderem se preparar para ver como é que alcança o benefício da prestação continuada, ou seja, uma remuneração para a pessoa com deficiência que está impedida de trabalhar e que não tem renda, e assim, garantir outros investimentos para o município” pontua o governador.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, relata que os serviços prestados durante o fórum serão disponibilizados para levar informação e atendimento às pessoas que não podem arcar e não tem acesso aos diversos órgãos presentes no evento. “Teremos durante o Fórum Regional serviços importantes para a comunidade da cidade. Atendimento jurídico, defensores públicos, técnicos da secretaria de educação, saúde e da assistência social e cidadania orientando às pessoas quanto à carteira do passe-livre, enfim, estaremos com as ações do estado do Piauí voltadas para as pessoas com deficiência na cidade de Barras, para atender à população que não podem arcar com esse tipo de atendimento”disse.

A senadora Regina Sousa falou com entusiasmo da aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, no senado federal, com votação unânime. “O projeto de lei a favor da pessoa com deficiência foi aprovado no senado. As pessoas beneficiadas tem que conhecer o estatuto para cobrar os seus direitos nos âmbitos federal, estadual e municipal. É preciso que cada cidadão esteja atento aos seus direitos para que ele seja realizado. Vamos todos conhecer o Estatuto da pessoa com Deficiência”, frisa.

Contemplando 38 municípios da região norte do estado, o Fórum conta com a participação de vários parceiros atuando como mutirão com a finalidade de prestar serviços.  Entidades como o Departamento Estadual de Trânsito – Detran; Secretarias de Estado da Educação, Saúde, Transportes, Assistência Social e Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo; Centro Integrado de Reabilitação – Ceir; Equoterapia; Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com  Deficiência - Conede – PI estão presentes no evento.

O governador durante a solenidade fez a entrega de cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas; carteiras de passe livre cultura e passe livre intermunicipal em prol da inclusão social.

Texto: Tatiana Maria