Van adaptada é entregue à Apae de São João do Piauí
24/06/2015 - 08:22  
  
Twitter 
O secretário de inclusão da pessoa com deficiência, Mauro Eduardo e o governador Wellington Dias, fizeram a entrega, neste sábado (20), de uma van adaptada para a Associação dos Amigos dos Excepcionais (Apae) de São João do Piauí. 

O veículo foi adquirido através do Convênio Federal 780919/2012, que é oriundo da emenda parlamentar do deputado federal Paes Landim e contrapartida do estado.  A van adaptada tem capacidade para 10 lugares, sendo três para cadeirantes e sete convencionais. 

A presidente da Apae de São João do Piauí, Jucineide Oliveira, falou que a associação atende cerca de 170 pessoas e que é preciso unir forças na busca de melhorias para as pessoas com deficiência no município.  "Esse veículo facilitará substancialmente a mobilidade das pessoas atendidas pela nossa associação. Obrigada!", frisa a presidente.

O secretário de inclusão da pessoa com deficiência, Mauro Eduardo, disse que a aquisição da van ajudará na locomoção das pessoas atendidas pela Apae, sobretudo os cadeirantes, que têm dificuldades para se locomoverem. "A van é de fundamental importância, pois essas pessoas tem dificuldades para se locomover e precisam de um tratamento médico, de educação, ir a um local de lazer, porque as pessoas com deficiência também tem esse direito. E com essa van vamos proporcionar esse direito e uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência do Estado do Piauí", destaca o secretário.

Durante a solenidade Mauro Eduardo se comprometeu em fazer o estudo de viabilidade da ampliação do Centro de Reabilitação do município em parceria com a Prefeitura de São João.
A Apae, também, recebeu um material socioeducativo da secretária da Educação, Rejane Dias, que servirá como complemento escolar dos pacientes atendidos pela associação. Na oportunidade, também, foram entregues passe-livre interestadual para pessoas com deficiência do município. Ela falou disse que acessibilidade envolve desde a educação, saúde e também mobilidade urbana. "Comemoramos o primeiro asfalto de São João do Piauí, que vai possibilitar, aos cadeirantes, mais acessibilidade e possibilidade de sair de casa com mais frequência", destaca a secretária.