Inclusão da pessoa com deficiência é compromisso do Estado
24/06/2015 - 08:21

A inclusão da pessoa com deficiência tem sido um compromisso do governo do Estado do Piauí. Neste sábado (20) durante a visita do Governador Wellington Dias e comitiva ao município de São João do Piauí os assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São João do Piauí receberam uma van adaptada para a locomoção e o passe-livre interestadual  tanto para a escola, quanto para atendimento de saúde e lazer.

A van adaptada tem capacidade para  10 lugares, sendo 3 cadeirantes. O recurso é oriundo de uma emenda parlamentar do deputado federal Paes Landim e conta com contrapartida do Estado.

O secretário de inclusão da pessoa com deficiência, Mauro Eduardo, disse que a aquisição desta Van  e o passe livre interestadual vai proporcionar o direito de ir e vir e mais qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Para Josiane Magalhães, mãe do jovem Carlos Magalhães, 18 anos, cadeirante com paralisia  cerebral e assistido pela a APAE , é com grande alegria que recebe esse equipamento. "Fico até emocionada por que vamos poder sair com mais frequência e leva- lo com segurança e qualidade para o atendimento médico e para a APAE. Ele está muito feliz. Nós estamos muito felizes e agradecidos" disse.

A Secretaria de Educação, Rejane  Dias ,  fez a entrega de material socioeducativo para os alunos da APAE e disse que acessibilidade envolve desde a educação, saúde e também mobilidade urbana. E lembrou que o asfaltamento da avenida Cândido Coelho, principal avenida da Cidade que esta sendo retomada, tem possibilitado aos cadeirantes mais acessibilidade e  que eles agora podem sair de casa com mais frequência. " Ouvi relatos de mães que agora estão saindo de casa e levando os filhos para o lazer. Isso é acessibilidade , é um comprometimento do governo do Estado do Piauí" disse.

Na visita ao município o governador Wellington Dias também autorizou ao secretario Mauro Eduardo a fazer o estudo de viabilidade da ampliação do Centro de Reabilitação do  município em parceria com a Prefeitura de São João.

Pelotão Mirim também promove inclusão em São João

O projeto Pilotão mirim da Polícia Militar do Piauí em São João do Piauí  coordenado pelo soldado Carneiro ajuda na socialização e cidadania de  60 crianças entre de 5 á 13 anos, do Conjunto São Joaquim. Entre os alunos estão Kaique e Noelson, um cadeirante e outro portador de Síndrome de Donw.

Segundo o soldado Carneiro a inclusão antes era vista como um desafio, mas que se mostrou importante por que há uma troca de conhecimento e aprendizado. "te- los no Pelotao ajuda na socialização e no comportamento e ajuda a criar cidadãos que sabem respeitar as diferenças " explica.

Tanto que a aluna do pelota Lurdes Vitória aluna do Pelotão fez uma homenagem aos amigos e enfantizou. " não somos melhores que ninguém, temos diferenças, não podemos julgar ninguém pela aparência mas sim pela bondade. Ao olhos do pai somos todos somos todos semelhantes" disse.

Por Tamyres Rebeca