Floriano recebe a II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
22/05/2015 - 09:51

II Conferência Direitos da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude/Floriano), em parceria com a prefeitura de Floriano, realizaram, no dia 21 de maio, a II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O objetivo do evento foi elaborar propostas de trabalho que serão apresentadas na IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a ser realizada em Teresina, pelos delegados que serão eleitos durante as Conferências Regionais.

O tema da conferência foi “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos” e aconteceu no Hotel Rio Parnaíba, em Floriano.

O evento contou com a participação do secretário da Seid, Mauro Eduardo, prefeito de Floriano, Gilberto Júnior; secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Joara Leão Lima; secretário municipal de Saúde, Bigman Barbosa; secretário de Educação, Nelson Júnior; presidente da APAE, Cel. Vieira; representando a Câmara Municipal, vereador José Leão; representando a OAB/Floriano, Tássia Trajano; representando a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Cláudio Girão e do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Aurélio Leal.

Durante a conferência ocorreram palestras sobre os eixos temáticos Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional; Órgãos gestores e de instâncias de participação social; e Interação entre os poderes federados. Além da entrega de Passe Livre para as pessoas com deficiência de Floriano.

O secretario da Seid, Mauro Eduardo, apresentou a palestra sobre o “Plano Nacional Viver sem Limites” e falou da importância de realizar as conferências regionais no Estado. “São nas conferências que temos a oportunidade de ouvir as propostas das pessoas da região para, assim, buscar melhorias para as pessoas com deficiência. Na primeira conferência, por exemplo, que aconteceu aqui, em Floriano, muitas propostas foram apresentadas e que hoje são realidade como, o Passe Livre Cultura e o Estatuto das Pessoas com Deficiência”, finaliza Mauro.

O prefeito Gilberto Júnior falou da importância de realizar uma conferência como essas em Floriano e destacou as práticas inclusivas realizadas no município. “Temos que buscar, sempre, políticas públicas em prol da pessoa com deficiência. Essa conferência é um marco na nossa cidade e vamos continuar colaborando com a Sasc (Floriano) e a Seid na realização de evento como esses”, finaliza o prefeito.