Seid realiza II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Campo Maior
24/04/2015 - 14:31  
  
Twitter 

II Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência
A Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede), em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Maior e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comude/Campo Maior) realizaram, hoje (24), na cidade de Campo Maior, a II Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

A conferência, que já foi realizada nos municípios de Regeneração e Corrente, teve como objetivo elaborar propostas de trabalho que serão apresentadas na IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a ser realizada em Teresina, pelos delegados que serão eleitos durante as Conferências Regionais. O evento contou com a presença do secretário da Seid, Mauro Eduardo, que proferiu a palestra “Plano Nacional Viver Sem Limite”; Prefeito de Campo Maior Paulo Martins; deputado estadual Aluísio Martins; Marjor da PM Jansom Lima; Presidente do Comude de Campo Maior Luis Caldas, Coordenador de Apoio a Pessoa com deficiência da Sasc Claude Girão Santiago entre outras autoridades. Estiveram presentes, também, representantes de 24 municípios da região.

Na oportunidade o secretário da Seid, Mauro Eduardo, falou que os resultados obtidos com as conferências vão nortear as ações do Estado, em relação às políticas públicas relacionadas à pessoa com deficiência. “Destaco aqui as leis do Passe livre e do Passe Cultura que foram propostas de outras conferências e hoje são realidades na vida das pessoas com deficiência. Outra proposta importante sugerida foi a criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que na próxima semana será sancionado pelo governador Wellington Dias e passará a vigorar no estado”, afirma Mauro. 

A Diretora de Gestão da Seid, Helena Lima destacou que o objetivo maior das conferências regionais é colher as propostas de todas as regiões do Piauí para conhecer as necessidades das pessoas com deficiência no Estado. “Nas conferências podemos ouvir as propostas das pessoas para que possamos melhorar as políticas de inclusão das pessoas com deficiência”, relata.

Durante a conferência, o Deputado Estadual Aluísio Martins falou que o trabalho desenvolvido para a inclusão das pessoas com deficiência é muito importante e que está propondo a criação de uma lei específica para a aposentadoria especial dos servidores públicos estaduais deficientes. “É muito gratificante saber que as pessoas com deficiência estão unidas na busca de seus direitos e vamos buscar, ainda mais, propostas para o benefício dessas pessoas”, argumenta o deputado. 

O tema da conferência foi “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos” e aconteceu na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), em Campo Maior.