Seid realiza I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Corrente
17/04/2015 - 21:07  
  
Twitter 

Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
A Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede), em parceria com a Prefeitura Municipal de Corrente e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comude – Corrente) realizaram hoje (17), a I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no auditório do IFPI, das 8h às 17h.  

A conferência teve como tema “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos” e reuniu cerca de 20 municípios da região, sendo alguns de Pernambuco e da Bahia. 

Estiveram presentes representantes de órgãos governamentais, não governamentais e a sociedade civil, entre eles o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o prefeito de Corrente Jesualdo Cavalcanti, o presidente do Comude de Corrente Paulo Henrique Dourado, Diretora de Gestão da Seid Helena Lima e o Gerente de Gestão e Acessibilidade de Corrente Ubiracy Lustosa.  
 
O evento teve como o objetivo elaborar propostas de trabalho que serão apresentados na IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a ser realizada em Teresina, pelos delegados que serão eleitos durante as Conferências Regionais. 

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, destaca que a realização da conferência é muito importante para avançar nas políticas públicas de inclusão das pessoas com deficiência. “Podemos apontar algumas propostas que foram apresentadas em conferências anteriores e que hoje já são conquistas para as pessoas com deficiência como o Programa Passe Livre, que garante a gratuidade nas passagens em ônibus entre as cidades do Piauí e o Passe-livre cultura, que possibilita o acesso das pessoas com deficiência a eventos culturais estaduais”, finaliza Mauro.  

O secretário, também, proferiu uma palestra sobre o “Plano Nacional Viver sem Limite”, que tem como objetivo implementar novas iniciativas e intensificar ações que, atualmente, já são desenvolvidas pelo governo em benefício das pessoas com deficiência.

A programação contou ainda com palestras da equipe técnica do Seid, mesas redondas sobre eixos temáticos e apresentações artísticas.