Seid discute implantação da Rede de Cuidados Odontológicos para a Pessoa com Deficiência
04/02/2015 - 17:35  
  
Twitter 

Reunião na Seid com Sesapi, HPM e CEOs

Uma equipe da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) se reuniu nesta quarta (04) na sede do órgão com o Secretário da Seid Mauro Eduardo, representantes da Sesapi (Coordenação de Saúde Bucal e Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência), Hospital da Polícia Militar (Serviço Especializado em Odontologia) e a Coordenação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do Município de Teresina, para dar continuidade às discussões sobre a implantação da Rede de Cuidados Odontológicos para as Pessoas com Deficiência no estado do Piauí. 

“O objetivo é promover a assistência odontológica ao paciente com deficiência intelectual que necessite de sedação ou anestesia geral em ambiente hospitalar. No Piauí não existe nenhum serviço odontológico de alta complexidade referenciado para esses pacientes e por isso está sendo realizado um mapeamento para quantificar essa demanda”, afirmou Natália Santos, Gerente de Projetos da Seid. 

A Coordenadora de Saúde da Seid, Raquel Azevedo, acompanhou os engenheiros da Sesapi durante a vistoria realizada no HPM, cujas salas passarão por uma reforma para abrigar mais duas enfermarias e consultórios. “Vale ressaltar a importância da acessibilidade no local, onde serão feitas algumas mudanças como troca do piso, colocação de barras de apoio nos banheiros, entre outros itens. Após a vistoria, os engenheiros deverão apresentar uma proposta orçamentária para a Sesapi, para custear a reforma”, disse.

“Estamos dando andamento à meta do governador Wellington Dias, que é a implantação do serviço odontológico que atenderá uma demanda da população que tem algum tipo de deficiência intelectual ou autismo e que antes não tinha acesso a esse tipo de tratamento. A previsão para funcionamento do Centro é até o final deste ano”, afirmou o Secretário Mauro Eduardo. 

Rosa Magalhães