Associação dos Amigos dos Autistas comemora 15 anos
29/01/2015 - 12:15  
  
Twitter 

15 anos da AMA
A Associação dos Amigos dos Autistas do Piauí (AMA) promoveu nesta quinta um encontro para comemorar os 15 anos da instituição, na sede localizada no bairro Primavera. A instituição é mantida por sócios contribuintes e o atendimento é realizado através da modalidade AEE – Atendimento Educacional Especializado.  A AMA realiza atualmente 120 atendimentos a autistas de diversas faixas etárias, selecionados de acordo com as necessidades mais urgentes, em dias alternados e através de marcação prévia. A fila de espera é de aproximadamente 110 pessoas.

De acordo com a presidente da AMA Aldine Mesquita, ainda há muito o que fazer: a instituição não tem receita própria, é mantida por sócios contribuintes e a equipe de profissionais que atende os pacientes da AMA, como psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e educadores físicos, é formada por voluntários. “Temos vários projetos, entre eles uma parceria com a Secretaria de Juventude  que visa a prática de esportes pelos jovens autistas”, comentou.

O secretário Mauro Eduardo (Seid) participou do evento representando o governador Wellington Dias e falou sobre os problemas enfrentados pelas instituições que atendem pessoas com deficiência. “Assumi a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência e estou consciente de que a nossa responsabilidade só aumentou porque, como deficiente, sei das dificuldades que as instituições enfrentam. Quero me colocar como ponte junto ao Governo do Estado para que a gente possa, a cada dia que passa, promover melhoras como um todo. As pessoas que estão à frente dessas instituições merecem nosso aplauso e o nosso apoio”, afirmou.
Mauro Eduardo comentou ainda que vai pleitear junto ao secretário municipal de saúde o credenciamento da Ama junto ao SUS, além de solicitar apoio à Secretaria de Saúde do Estado, juntamente com a Federação das Apaes.

A Diretora de Gestão da Seid, sra. Helena Lima falou sobre os 15 anos da Ama, que começou com apenas 10 pacientes, que eram atendidos de forma voluntária, mas sem um local adequado: "só o amor explica a existência de uma entidade filantrópica que cresceu assim. Quero agradecer a Deus e também às famílias dos autistas, a todos que compõem a AMA, sem exceção, e aos anjos que têm nos ajudado ao longo desses 15 anos. Agradeço ao nosso secretário Mauro Eduardo, que também é fundador de entidade (Adeft) e hoje se encontra na diretoria da Seid: uma pessoa com deficiência à frente de uma Secretaria de Estado".  
A instituição passou por uma pequena reforma, incluindo o aumento da altura do muro e colocação de cerca elétrica, já que os roubos no local são constantes. A piscina existente no local, que saria utilizada nos atendimentos, ainda não está sem uso mas a previsão de funcionamento é de 15 dias.

Rosa Magalhães