Seid e Seduc fazem reunião com as Apaes
29/01/2015 - 10:45  
  
Twitter 

Reunião Seid, Seduc e Federação das Apaes
Ubiracy Sabóia  

Uma reunião, na ultima terça-feira (27) tratou dos convênios entre as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAEs  e a  Secretária de Educação  sobre a cessão de professores do Estado para trabalharem nas APAEs. O pedido da reunião foi uma iniciativa da Secretária Estadual da Pessoa com Deficiência e  da Federação das Associações das APAEs do Estado do Piauí, para discutir as questões relacionadas aos convênios entre a Seduc e as APAEs. Participaram da reunião o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo Cardoso e Silva, a futura secretária de Educação a deputada Rejane Dias e o secretário interino Hélder Jacobina.
No encontro o presidente da Federação das APAEs Emerson Gondim e os representantes das associações falaram sobras as principais demandas das associações, que no caso seria a manutenção dos convênios com a Secretaria Educação. 
As entidades querem a permanência dos professores que são encaminhados através de um convênio com a Seduc.  Segundo a Seduc está havendo um reordenamento na rede estadual de ensino, para que seja feito um diagnóstico da real situação dos convênios e lotação dos professores.
“Foi criado um grupo de trabalho da Seid e Seduc, para fazer o levantamento das necessidades com as federações das Apaes, para se atendas as questões relativas aos convênios que dizem respeito aos professores, merenda escolar”, afirmou o secretário Mauro Eduardo 

Posse A federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais Apaes do Estado do Piauí  empossou sua nova diretoria para triênio 2015 a 2017. A solenidade aconteceu na quinta-feira (22),  na sede da Federação.  Foram empossados  Emerson José Gondim Machado e Manoel Vieira Dos Santos  Neto, como presidente e vice presidente respectivamente e os membros da diretoria e Conselhos da Federação.
 O secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiências Mauro Eduardo Cardoso e Silva participou da solenidade e  reafirmou o compromisso da Seid em fortalecer as parceiras com as entidades como as Apaes do Estado do Piauí trabalham em favor das da pessoas com deficiência.

Emerson Gondim falou que as principais lutas da entidade estão focadas nas questões da educação, saúde e o atendimento das pessoas com deficiência que procuram as APAEs em todo o Estado. A Federação das APAEs foi registrada no dia 18 do agosto de 1993  e existem 43 APAEs filiadas a federação.