
Reunião no Centro de Equoterapia da PM
O Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Piauí, localizado no bairro Extrema, zona sudeste de Teresina, promoveu hoje um café da manhã para os pais e responsáveis dos pacientes atendidos pela instituição. Na ocasião foi apresentado o novo supervisor geral do Centro, Major Jamson.
Os secretários Mauro Eduardo (Seid) e Henrique Rebelo (Sasc) participaram da reunião e reafirmaram seu comprometimento em realizar parceria para melhorar o atendimento, que atualmente passa por diversas dificuldades, entre elas a falta de pessoal qualificado e problemas de infraestrutura.
Para funcionar satisfatoriamente, o centro precisa de uma equipe interdisciplinar composta por psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e fisioterapeutas, para dar suporte ao paciente e à família, o que não acontece na realidade. A quantidade de animais também é insuficiente: são três cavalos para atender uma demanda mensal de 64 pacientes, nos turnos manhã e tarde – o ideal seria pelo menos 20 animais, devidamente preparados para o tratamento.
De acordo com a Capitã Sheyla, há uma fila de espera de 42 pessoas: “atendemos crianças a partir dos três anos de idade e também adultos, mas a estrutura não permite que possamos contemplar a todos, infelizmente. A perspectiva é que a Seid e a Sasc possam nos auxiliar através de parcerias, dispondo de profissionais e materiais para que o Centro de Equoterapia possa oferecer um serviço primoroso. Inclusive já existe m termo de cooperação técnica entre a Seid e o Centro”.
Na próxima segunda-feira (26), uma equipe do Centro de Equoterapia irá à Seid para entregar um plano de gestão ao secretário Mauro Eduardo. “Queremos nos comprometer e nos colocar à disposição para melhorar o atendimento à pessoa com deficiência. O governador Wellington Dias e a primeira dama, deputada Rejane Dias, são sensíveis à causa e será uma bênção quando acontecerem as melhoras, que não tardarão. Vamos fazer com que o Centro de Equoterapia seja referência no atendimento”, afirmou o secretário.
O Major Jameson comentou da sua empolgação perante a previsão de melhoras e agradeceu a disponibilidade da Seid e Sasc. “Os secretários demonstram preocupação com a causa e eu nunca estive tão esperançoso como agora”, finalizou.