Centro Integrado de Educação Especial será reformado
10/01/2015 - 16:20

Foto: Paul Ricarty
Na manhã deste sábado (10), o secretário da Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Binho Marques, esteve em Teresina onde visitou o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e o Centro Integrado de Educação Especial (Cies) em Teresina, acompanhado pela futura secretária de Educação, Rejane Dias, e pelo secretário estadual para Inclusão da pessoa com deficiência, Mauro Eduardo Cardoso e Silva.

Binho Marques elogiou a estrutura dos Centros cujo planejamento, segundo ele, garante a viabilidade econômica e a prestação de serviços de qualidade. “A estrutura do Ceir e do Cies, ao mesmo tempo que são estruturas de excelência, também são estruturas básicas. Então a capacidade de oferecer aquilo que é básico e necessário para todos com qualidade faz toda a diferença”, afirma Binho.

A equipe verificou as instalações para viabilizar as mudanças que serão realizadas nos Centros. “Na próxima semana o CIES receberá a visita de um arquiteto e um engenheiro civil para que possamos dar andamento ao projeto de reforma e melhorar o atendimento às crianças com deficiência intelectual e autismo no nosso estado, além de incluí-las na rede regular de ensino”, afirmou Mauro Eduardo.

De acordo com a futura secretária de Educação, Rejane Dias, anteriormente não existia atendimento especializado à pessoa com deficiência, e as órteses e próteses eram improvisadas. Com seis anos de existência e mais de um milhão de atendimentos realizados, o Ceir disponibiliza órteses e próteses personalizadas conforme a deficiência, além de oferecer todo o acompanhamento na capacitação e adaptação do deficiente.

Rosa Magalhães