Floriano e Antonio Almeida recebem informações sobre os direitos das PCDs
11/09/2014 - 07:36  
  
Twitter 

Renan Soares 

CICLO DE PALESTRAS - FLORIANO


Os direitos e as políticas públicas de inclusão estão cada vez mais fortalecidos no Piauí. Isso porque a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) vem realizando o ciclo de palestras sobre o Piauí – Viver sem Limite, onde são explicadas as oportunidades e garantias disponíveis às Pessoas com Deficiência (PCDs). 

Desta vez, a equipe da Seid visitou mais dois municípios para apresentar as novidades aos cidadãos, em especial ao público-alvo dessas políticas. Na última terça-feira (9), a cidade de Floriano recebeu as orientações sobre áreas como saúde, educação, assistência social e qualificação profissional. Para esta última, existe um programa específico para atender as PCDs, o Pronatec – Viver sem Limite, que oferta cursos de capacitação para o mercado de trabalho, incentivando inclusão produtiva. 

Na quarta-feira (10), o município de Antonio Almeida também sediou a Palestra. Lá, as informações sobre novas conquistas para o público PCD têm uma grande importância, pois a cidade é a que mais apresenta casos de pessoas com algum tipo de deficiência no Estado, com um número de aproximadamente 44% da população, segundo dados do IBGE/2010. 

CICLO DE PALESTRAS - ANTONIO ALMEIDA

À frente da Seid, a profª Larissa Maia, esteve no comando das palestras. Para ela, levar as informações já é uma forma de ajudar na garantia dos direitos desse público. 

”Nós estamos vindo até os municípios para mostrar e explicar sobre os direitos assegurados às Pessoas com Deficiência. Muitas vezes, falta informação para que elas exerçam seus direitos de forma plena. Por esse motivo, a equipe da Seid montou um roteiro e está empenhada na busca de levar a informação através de palestras. No caso de Antonio Almeida, é uma satisfação muito grande realizar essa discussão, pois é a primeira ação da Secretaria no município que apresenta o maior índice de Pessoas com Deficiência no Piauí”, destacou a gestora. 

CICLO DE PALESTRAS - FLORIANO1

Além de Floriano e Antonio Almeida, outras cidades como Campo Maior, Parnaíba, Valença e Picos já foram contempladas com as palestras do Piauí Viver sem Limite. De acordo com o cronograma da Seid, os municípios de São João e São Raimundo Nonato também receberão as orientações.