Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual é encerrada com festa na Nova Potycabana
29/08/2014 - 09:04  
  
Twitter 
Lorenna Costa

M

As comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foram encerradas na noite desta sexta-feira (28) com uma festa que reuniu todas as Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais do Piauí (Apaes PI). Comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto, os pacientes das entidades realizaram uma série de atividades, dentre jogos, apresentações artísticas e passeios turísticos.

Para o encerramento da Semana, uma variada programação foi preparada. Quem compareceu à Nova Potycabana ontem, pôde assistir a diversas apresentações culturais e artísticas produzidas pelos alunos com deficiência. “Um evento como este é muito importante porque podemos mostrar o que fazemos nas nossas unidades na questão da valorização do ser humano que é o deficiente, além de conquistar cidadania e inclusão”, respaldou a presidente da Apae Cristina Leite, Ângela Gayoso.

K

Para o presidente das Confederações das Apaes do Piauí, Emerson Gondim, a Semana tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade para a capacidade das Pessoas com Deficiência intelectual e múltipla. “Além de ser uma forma de valorizar o que os nossos aprendizes realizam nas escolas especiais, as atividades em alusão à Semana proporcionam uma maior conscientização por parte da população, que passa a enxergar as pessoas com deficiência como cidadãos capazes de trabalhar, namorar e fazer tudo que os ditos normais fazem”, reiterou o presidente.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada entre as 2 mil  Apaes de todo o Brasil há 42 anos. É um momento voltado para a defesa dos direitos da pessoa com deficiência e também para a conquista de novos espaços de inclusão. Em homenagem aos 60 anos de Apae, o tema escolhido para este ano foi “Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos! Apae Brasil: 60 Anos fazendo inclusão”.