
“A demanda ainda é baixa. Esperamos que o número de PCDs nas salas de qualificação aumente de maneira significativa e para isso estamos percorrendo as cidades levando informações sobre o Viver sem Limite. É muito importante que este público esteja ciente sobre os seus direitos e saibam mais sobre as possibilidades que o plano traz” esclarece a secretária Larissa Maia.
Até agora, Campo Maior, Valença e Picos foram agraciadas com o ciclo de palestras realizado pela equipe da Secretaria. Além da qualificação profissional ofertada pelo Pronatec, a Seid leva à população, orientações e discussões sobre os direitos das PCDs nos âmbitos da educação, inclusão social, acessibilidade e saúde. A próxima cidade a receber as palestras será Parnaíba.
Dos PCDs inscritos no Pronatec – Viver sem Limite pela Seid, o estudante Clemilton Monteiro e o aposentado José Nilton, ambos matriculados no curso de Operador de Computador, aguardam com ansiedade o início das aulas. “Hoje, praticamente tudo depende da informática. Ainda tenho dificuldade em manusear um computador e o curso irá facilitar bastante o desenvolvimento de trabalhos e projetos que realizo”, afirma José Nilton, que também é o Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência física de Teresina (Adeft).
Ao todo, sete órgãos oferecem a qualificação: Senai, Senac, Senat, Senar, Ifpi, Ufpi e Uespi. Dentre as áreas, estão as de Informação e Comunicação; Produção Alimentícia; Controle e Processos Industriais; Produção Artística, Cultural e Design; Infraestrutura; e Gestão de negócios.
Pronatec - Viver sem Limite
Criado pelo Governo Federal, em 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Com a integração ao Viver sem Limite - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – a inclusão social e profissional dos PCDs se torna uma das prioridades do programa.
O plano garante que não sejam criadas turmas específicas para Pessoas com Deficiência (PCDs) e que não seja destinado quantitativo de vagas exclusivas para esse público. Todas as vagas do Pronatec poderão ser acessadas por PCDs, independentemente do ofertante, do curso e do tipo de deficiência, com atendimento preferencial na ocupação das vagas.