Ceid inclui PCDs no mercado de trabalho
18/04/2006 - 00:13:32  
  
Twitter 

O Dia Estadual da Pessoa com Deficiência está sendo comemorado nesta sexta-feira, 9 no Piauí. A Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (ceid), que também completa três anos de existência na mesma data, comemorou com as entidades de apoio a pessoas com deficiência (PCDs) do Estado, no clube da Adufpi, às 9 horas desta sexta-feira, com uma celebração ecumênica e apresentações culturais de PCDs.

Um dos principais desafios enfrentados pela ceid tem sido garantir a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para isso, vem realizando diversas políticas públicas e sociais que visam a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas.

Em 2005, o Projeto Trabalho Para Todos, desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e de Turismo (Setdetur) através do Sistema Nacional de Emprego (Sine) conseguiu colocar efetivamente nas vagas disponibilizadas nas empresas 54 PCDs, das 142 que foram encaminhadas. No ano de 2004, dos 210 encaminhados pelo Sine, 51 foram colocados.

O banco de dados do Sine dispõe hoje de cerca de 1 mil pessoas com deficiência física, auditiva, visual e múltiplas cadastradas. O programa garante também o cumprimento da lei que fixa às empresas percentuais mínimos, de acordo com o número de empregados, para inclusão de trabalhadores com deficiência no quadro de funcionários de suas empresas.

Além da captação de vagas e do encaminhamento dos candidatos, procurando atender o perfil solicitado pelas empresas, o projeto realiza um acompanhamento no sentido de avaliar a satisfação de empregado e empregador no âmbito da empresa. Além disso, o projeto prevê o planejamento de cursos de qualificação de mão-de-obra, de acordo com as necessidades do mercado.

Destaque - Em 2006, algumas empresas vêm se destacando no número de PCDs contratados. É o caso da empresa de segurança ServiSan, que contratou oito PCDs, seguido da loja Marisa, com três contratados. Outras empresas que também contrataram foram: Lojas Gabriela, Lazule Jeans, Decta, Petra, Executiva e Biscoito Fortaleza. No total, 17 pessoas foram empregadas este ano, das 68 que foram encaminhadas.

Segundo Tathyana Moreira Lima, responsável pelo setor de Assistência Social do Sine, os tipos de deficiência mais solicitados são as físicas, que em 2005 tiveram 14 colocados no mercado. Em segundo lugar está a deficiência auditiva, com três colocados, seguido da deficiência visual, com um colocado, totalizando 18 colocados no mercado de trabalho.

O coordenador do Sine, Francisco Guálter de Oliveira, disse que as limitações deste segmento não comprometem suas eficiências e capacidades em exercer diversos tipos de atividade. “Os anões também entram no biotipo das preferências na hora da contratação ”, acrescentou.

Os interessados em realizar o cadastro no Sine devem apresentar os documentos CPF, RG, título eleitoral e carteira de trabalho. O laudo médico que ateste a deficiência também é necessário, para que seja apresentado na seleção dentro da empresa.

Programação para o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

Dia 9 (Sexta-feira)

9 h às 12 h - Atividades alusivas ao dia. Local: Adufpi

Celebração Ecumênica: padre Nilton
Apresentação cultural de pessoas com deficiência (dança, música, oficinas, brincadeiras etc.)
Pronunciamento da corrdenadora da ceid, Rejane Dias
Encerramento com confraternização
Dia 12 (Segunda-feira)

8 h - Inauguração da nova sede da ceid (ao lado da Sasc e Centro de Convenções)

Lançamento do site da ceid
Apresentação dos concursados aprovados no último concurso
Por Aline Moreira