
Proporcionar acessibilidade e incluir as Pessoas com Deficiência (PCDs) no mundo dos esportes. Esse foi o objetivo do evento realizado nesta sexta-feira (22) na Nova Potycabana, que reuniu em um mesmo espaço, práticas esportivas e culturais. A ação faz parte da programação da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto.
Na ocasião, os pacientes de entidades de atendimento às PCDs Intelectuais e Múltipla, como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Centro de Habilitação Ana Cordeiro (Chac), competiram nas modalidades futsal, basquetebol e badminton. Através de projetos como o Desporto Acessível, alguns dos jogadores já ganharam medalhas e disputaram jogos nacionais, como o esportista Raimundo Nonato Júnior, que alcançou o 3º e 2º lugar no Campeonato Nacional de Basquetebol, além do 1º lugar na Olimpíada das Apaes.

Para o instrutor Jarbas Carvalho, ações como esta, organizada pela Nova Potycabana em parceria com a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), levam diversos benefícios ao público que possui alguma deficiência intelectual. “É uma oportunidade de mostrar nosso trabalho e de motivá-los a sempre estar participando de atividades esportivas, o que acaba por contribuir na convivência social, no comportamento e no dia a dia”, destacou o professor.

Presente no evento, a gestora da Seid, profª Larissa Maia, destacou a importância de ações deste cunho para a inclusão cada vez maior das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. “Sempre abraçamos projeto como este por acreditarmos que promove a inclusão e age em defesa dos direitos das PCDs. Agradeço a presença de todos e sei que são vocês que lutam diariamente por essa causa tão nobre e se doam com tanto amor e cuidado”, reforçou.