Seid busca fortalecer o Passe Livre Intermunicipal
21/08/2014 - 16:08

Renan Soares

Com o compromisso de garantir o bom funcionamento do Passe Livre Intermunicipal, voltado para Pessoas com Deficiência (PCDs), a secretária de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, profª Larissa Maia, esteve reunida com representantes do Sindicato das Empresas de Ônibus de Transporte Intermunicipal do Piauí (SineÔnibus) e com a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Marlúcia Almeida para debater sobre a metodologia de execução do Programa.

REUNIÃO - PASSE LIVRE INTERMUNICIPAL

De acordo com a gestora, o objetivo é assegurar que esse público tenha o acesso gratuito ao transporte intermunicipal, obedecendo às normas estabelecidas pela lei. “Nosso esforço é fazer com que o atendimento do Programa ocorre dentro dos parâmetros previstos na legislação. O Passe Livre Intermunicipal é uma grande conquista para essas pessoas, por isso, temos que fiscalizar e lutar contra o uso de forma indevida desse benefício e também evitar que haja prejuízos aos empresários do ramo de transportes”, explicou Larissa Maia.

A reunião, realizada na sede do Ministério Público, serviu para que as instituições e SineÔnibus pudessem expor suas ideias e propostas no sentido de garantir que o serviço seja fortalecido e desenvolvido com mais qualidade.

A iniciativa garante que as PCDs, que possuam renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo, tenham acesso gratuito em ônibus entre as cidades do Piauí. Ao todo, já foram emitidas mais de 15 mil carteiras que asseguram o Passe Livre. Para isso, a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) conta com uma equipe responsável pela emissão e renovação do benefício.