
Teve início, na noite desta terça-feira (19), a VI Copa Paralímpica de Teresina, competição que selecionará os paratletas para participar das Paralimpíadas Escolares 2014. Promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) em parceria com a Secretaria de Inclusão para a Pessoa com Deficiência (Seid), a abertura oficial do evento regional aconteceu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e reuniu os paratletas de 10 entidades de atendimento à Pessoa com Deficiência.
A abertura da seletiva foi marcada pela apresentação do grupo Dança e Arte, formado por pacientes com deficiência intelectual da Apae Cristina Leite. Na ocasião, os competidores foram apresentados, fizeram um juramento desportivo e acenderam a tocha em homenagem simbólica às Paralímpiadas. “O esporte é de grande valia para todos que unem esforços na causa da Pessoa com Deficiência. Faz parte da nossa caminhada por promover a autoestima e a inclusão social deste público”, afirmou a presidente da Associação, Ângela Gaioso.

Além da inclusão, para o Coordenador da Copa Paralímpica de Teresina, Carlos Alberto Cavalcante, a competição tem a finalidade de descobrir novos talentos. “Esperamos encontrá-los, como já aconteceu com o basquetebol de cadeira de rodas, tiro esportivo e natação, para que possamos inseri-los no desporto a nível regional e estadual. Eventos como este possibilitam essa descoberta cada vez maior de grandes talentos piauienses”, reiterou o coordenador.
Os jogos começam na manhã desta quarta-feira e se estendem até o próximo sábado. Os selecionados para a fase nacional mostrarão suas habilidades no período de 24 a 29 de novembro, em São Paulo. Poderão participar das Paralimpíadas Escolares 2014 os alunos do gênero masculino e feminino com idade de 12 a 17 anos, conforme estabelece o Comitê Paralímpico Brasileiro (Cpb), e que estejam regularmente matriculados e frequentando escolas do Ensino Fundamental, Médio ou Especial da Rede Pública ou Particular, com reconhecimento do Ministério da Educação.