Cadeirantes comemoraram aniversário de Teresina com maratona
19/08/2014 - 08:33  
  
Twitter 

MARATONA

Para celebrar os desafios, superações e conquistas das Pessoas com Deficiência física, há oito anos foi criado em Teresina a Maratona dos Cadeirantes, que em 2014 entrou no calendário oficial das comemorações do aniversário da capital. A edição deste ano aconteceu no último sábado (16) na Avenida Principal do Planalto Uruguai e reuniu dezenas de atletas. 

As eliminatórias para o evento esportivo começaram no final de semana anterior, dias 09 e 10, nos quais foram disputadas as semifinais. A competição foi realizada nas categorias Paraplegia (cadeirantes com paralisia nos membros inferiores), Tetraplegia (cadeirantes com paralisia nos membros inferiores e superiores) e Paralisia Infantil (paralisia permanente em determinados músculos) nas modalidades masculino e feminino. Houve ainda uma prova entre os organizadores e motoristas do transporte eficiente. 

Ao todo, quinze cadeirantes chegaram a final. Um dos ganhadores foi Luís Alberto, que conta da alegria por ter sido um dos ganhadores. "Isso serve para provar a todos que nós temos capacidade de vencer os obstáculos, brilhar e passar por cima das dificuldades", afirma. Luís já havia sido vice-campeão da competição em 2010. 

Depois da disputa, todos seguiram para a Associação de Moradores do Planalto Uruguai, onde aconteceu show com o cantor Dan Bezerra e banda Líder formada por Pessoas com Deficiência Visual. No mesmo local, foi realizada a premiação que contemplou os competidores com eletrodomésticos e eletrônicos. 

A Maratona tem tido tanta participação e aprovação dos teresinenses que a organização já pensa em abranger o evento. "Pensamos em fazer seleção nos municípios piauienses e trazer para a final os melhores, fazendo do evento algo regional e quem sabe até estadual”, finaliza o organizador Antonio Veras.



Fonte: Cidade Verde