Seid conhece atual situação do Pronatec –Viver sem Limite no Piauí
12/08/2014 - 10:30  
  
Twitter 

Por: Lorenna Costa


,

Com o objetivo de ficar a par da execução do Pronatec – Viver sem Limite no Estado do Piauí, representantes da Secretaria Estadual de Inclusão para a Pessoa com Deficiência (Seid), reuniram-se com os órgãos ofertantes dos cursos do programa. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (11) na Junta Comercial do Piauí (Jucepi).

O Viver sem Limite - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - garante que não sejam criadas turmas específicas para Pessoas com Deficiência (PCDs) e que não seja destinado quantitativo de vagas exclusivas para esse público. Todas as vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) poderão ser acessadas por PCDs, independentemente do ofertante, do curso e do tipo de deficiência, com atendimento preferencial na ocupação das vagas.

Na reunião, informações sobre a quantidade e variedade de cursos ofertados, a incidência de Pessoas com Deficiência e a atuação do programa nos municípios piauienses foram apresentados à Seid, responsável por coordenar o Pronatec – Viver sem Limite no Estado. “É importante que encontros como este sejam feitos com frequência para que possamos elaborar estratégias para a maior participação da PCD”, falou a diretora de Gestão da Seid, Helena Lima.

Para uma maior inclusão da Pessoa com Deficiência no programa, a equipe da Secretaria cumprirá uma rota de viagem, a partir do dia 18 deste mês, à alguns dos municípios beneficiados com o Pronatec – Vive sem Limite. “A intenção é fazer uma rede com os órgãos municipais e os ofertantes dos cursos para uma ampla divulgação do programa às PCDs, possibilitando assim, sua participação e por consequência, a inclusão no mercado de trabalho”, esclareceu ainda a diretora, que na ocasião, representou a secretária Larissa Maia.