Larissa Maia e secretário Nacional de Promoção dos Direitos das PCDs tratam sobre o Viver sem Limite
25/07/2014 - 14:29

Renan Soares

O Piauí recebeu, nesta sexta-feira (25), a visita do secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, que veio apresentar o Plano Viver sem Limite. Acompanhado da secretária de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, a professora Larissa Maia, o gestor falou sobre as diretrizes do Plano e esclareceu dúvidas de representantes de entidades ligadas às causas das Pessoas com Deficiência (PCDs).

VISITA CENTRO DIA

Durante a reunião, realizada na sede do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Piauí (Conede-PI), Antonio José também destacou os avanços conquistados com relação aos direitos desse público. Segundo ele, o Piauí é um dos Estados que mais avançaram, tornando-se referência na área de inclusão da Pessoa com Deficiência.

“Quero agradecer à secretária Larissa Maia pela receptividade e dizer que o Piauí, pelo fato de ter a Seid e o Conede, está à frente no ponto de vista de articulação e divulgação das políticas de promoção dos direitos das Pessoas com Deficiência. Mesmo assim, ainda temos muitos desafios e temos que conseguir avançar ainda mais”, ressaltou o secretário Antonio José.

No início da manhã, antes do encontro no Conselho, os gestores visitaram duas entidades que atuam no sentido de promover a inclusão das pessoas com deficiência. A secretária, que já conhecia o atendimento e a estrutura de cada uma, apresentou o trabalho de ambas ao representante da instituição nacional. De acordo com ela, a visita do gestor é muito importante para que as políticas públicas em prol da inclusão e promoção de direitos sejam discutidas e articuladas entre as esferas municipal, estadual e federal.

REUNIÃO - CONEDE

“Que bom ter o secretário Antonio José aqui pactuando conosco o Plano Viver sem Limite. O Estado do Piauí vem avançando nas políticas de inclusão por conta da sensibilidade e importância que é dada à causa. Somos o Estado da federação que possui o maior número de Centrais de Interpretação de Libras em pleno funcionamento, com três unidades realizando atendimentos diariamente. O Pronatec – Viver sem Limite vai oferecer qualificação profissional em diversas áreas e isso contribuirá muito na inclusão produtiva de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, afirmou Larissa Maia.

Ao todo, 24 entidades e representantes de municípios como Teresina, Campo Maior, Parnaíba, Ribeira do Piauí, São Pedro do Piauí, Buriti dos Lopes, Água Branca e Timom-MA, participaram do encontro, onde aproveitaram para tirar dúvidas e apontar ideias que ajudam a fortalecer a promoção dos direitos das PCDs.