Pessoas com deficiência vão desfilar no Sete de Setembro
06/09/2006 - 00:18:48  
  
Twitter 

Por Ubiracy Sabóia

Pelo terceiro ano consecutivo, as pessoas com deficiência vão participar do desfile cívico-militar em comemoração ao Sete de Setembro, data que se comemora a Independência do Brasil. O Piauí é o único estado que os deficientes saem no desfile de uma forma organizada em um grupamento. A Coordenadoria para a Inclusão da Pessoa Portadora de Deficiência – CEID é a responsável pelo desfile.

Este ano serão cerca de mil deficientes que estarão na avenida Frei Serafim, abrindo o desfile do Sete de Setembro. “É uma maneira de mostrar que a pessoa com deficiência está apta para se integrar a sociedade, rompendo barreiras e preconceitos”, afirmou Mauro Eduardo, coordenador de Acessibilidade da CEID e um dos responsáveis diretos pela realização do desfile.

Ele explicou que além da CEID 12 entidades  que representam as pessoas com deficiência confirmaram participação no desfile. São elas: Equoterapia (que faz o tratamento de deficientes com cavalos), a Associação dos Deficientes Físicos de Teresina – ADEFT, Sociedade de Apoio ao Deficiente Físico – SOADF, Sociedade de Apoio ao Deficiente Físico do Norte do Piauí – SADEFINP,  Associação dos Cegos do Piauí – ACEP, Associação Pestallozzi de Teresina, Associação de Voluntários e Pais de Crianças Portadoras de Mielomeningocele e/ou Hidrocefalia – AMH, Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes – Lar Renascer, Centro de Habilitação  Ana Cordeiro – CHAC.

Um outro ponto é que o Piauí é o único Estado onde às pessoas com deficiência desfilam de uma forma organizada, em um grupamento. “Por isso consideramos este desfile de grande importância para as pessoas com deficiências, onde elas mostram que tem o seu espaço na sociedade e que o Governo está possibilitando isso”, declarou Rejane Dias, coordenadora da CEID.