Seid busca participação do Piauí nas Paralimpiadas Escolares 2014
11/07/2014 - 10:07  
  
Twitter 


Renan Soares

O esporte é uma das alternativas mais eficazes de inclusão. Através dele, muitos jovens conseguem encontrar um motivo para acreditar em si mesmos e lutar para superar qualquer limitação. Foi com esse pensamento que a secretária de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Larissa Maia, procurou a Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), para tratar da participação dos atletas com deficiência nas Paralimpíadas Escolares 2014.

REUNIÃO FUNDESPI

A gestora defende que o Piauí possui muitos paratletas, que além de representar o Estado na competição, sempre se destacam e conseguem bons resultados. “Nós temos muitos talentos. Eles sempre trazem medalhas para o Piauí e, além disso, a participação nos jogos é uma forma de motivá-los cada vez mais”, destacou Larissa Maia.

Durante a conversa com Janayna Menezes, presidente da Fundespi, na última quinta-feira (10), ficou definido que as duas instituições se reunirão com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) para em parceria, articularem a ida dos alunos-atletas com deficiência para competir nos jogos, que acontecerão no mês de novembro, em São Paulo.

REUNIÃO FUNDESPI2

Após a conversa na Fundação, a secretária se reuniu com Mauro Eduardo, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Piauí (Conede-PI), e adiantou que, caso necessário, precisará do apoio do Conselho na mobilização dos estudantes junto às entidades. Atento à importância da solicitação, ele se comprometeu a ajudar no que for possível para que os jovens piauienses tenham a oportunidade de participar da competição. “Estamos aqui para ajudar na mobilização e sensibilização por essa causa. É muito importante que o Piauí esteja presente nas paralimpíadas”, concluiu.