Conselheiros executores de políticas públicas para Pessoas com Deficiência serão capacitados
10/07/2014 - 11:00  
  
Twitter 

Por Lorenna Costa


,

Os conselheiros executores de políticas públicas para Pessoas com Deficiência (PCDs) no Piauí receberão capacitação. A iniciativa faz parte do projeto de potencialização das ações do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), recentemente aprovado pelo Governo Federal, que também visa estruturar a entidade com equipamentos e mobiliários.

Para a apresentação e discussão dos temas e conteúdos que serão abordados na capacitação, representantes de entidades de atendimento às PCDs, dentre elas a Secretaria Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Conede, ambos responsáveis pela organização do evento, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (10).

De acordo com o presidente do Conede, Mauro Eduardo, o projeto irá beneficiar tanto o Conselho quanto as Pessoas com Deficiência em geral. “Fomos um dos poucos Estados escolhidos e aproveitaremos ao máximo o que nos está sendo oferecido. Em breve estaremos com todos os equipamentos e a capacitação irá orientar muitos profissionais que realmente precisam”, avaliou.

Cerca de 100 pessoas participarão da capacitação, prevista para acontecer entre 20 e 25 de setembro, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 do mês. Os temas abordados serão a Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência à luz da Convenção da Organização das Nações Unidas, o plano Viver sem Limite, o papel dos Conselhos e conselheiros na sociedade e o controle social.

Já a entrega do material ao Conede está agendada para o dia 25 de julho. Na ocasião, o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, se fará presente. No mesmo dia, o gestor fará uma visita ao Centro Dia de Referência de Teresina para a Pessoa com Deficiência e à Central de Interpretação de Libras, ambos recentemente inaugurados para a prestação de assistência às PCDs.