Larissa Maia visita Central de Interpretação de Libras em Teresina
24/06/2014 - 13:28  
  
Twitter 

Renan Soares

Na manhã desta terça-feira (24), a secretária de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Larissa Maia, visitou a Central de Interpretação de Libras (CIL), localizada na sede da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada), em Teresina, para repassar as diretrizes recebidas na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

Além de repassar as orientações, a gestora aproveitou para reforçar a parceria no sentido de promover a inclusão. “Além de abraçá-los, quero destacar a importância desse trabalho e dizer que estamos aqui ajudar e fazer o possível em prol da inclusão”, ressaltou a secretária. 

VISITA À CIL


Atualmente, a Central conta com cinco intérpretes e dois auxiliares, que ajudam a garantir às Pessoas com Deficiência (PCDs), direitos como o acesso à educação, saúde, ao trabalho, lazer e, sobretudo, à informação e comunicação. 

Larissa Maia e uma equipe da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) também visitarão as Centrais do interior para muni-las com as informações necessárias para o funcionamento de forma adequada e pelo melhor atendimento às PCDs. 

O Piauí se destaca como o Estado com maior número de CILs. Ao todo, são três unidades.  Na capital, A Central de Intérprete de Libras fica localizada na Apada, na Rua Jônatas Baptista, 1539, Centro-Norte. Já a CIL de Parnaíba funciona na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), na Avenida Pinheiro Machado, 2300; telefone (86) 3323 2283. Em Picos, os atendimentos acontecem na Casa da Juventude, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 783, bairro Centro; telefone (89) 3415 4219.