VIII Caminhada pela Acessibilidade reúne mais de 3 mil pessoas
15/06/2014 - 09:42

Renan Soares/Fotos: Marcelo Cardoso e Lorenna Costa

Milhares de pessoas juntas por uma causa. Foi assim, de forma alegre e organizada, que mais de 3 mil cidadãos lotaram a Avenida Raul Lopes, no último sábado (14), durante a realização da Caminhada pela Acessibilidade. O evento, que chegou à sua oitava edição, marcou o encerramento das atividades da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

VIII CAMINHADA PELA ACESSIBILIDADE1

Ao todo, 24 entidades ligadas à causa da Pessoa com Deficiência e caravanas de nove municípios piauienses marcaram presença para comemorar as conquistas obtidas e cobrar mais ações de inclusão e acessibilidade. Também participaram da Caminhada, representantes do poder legislativo estadual e municipal, como a deputada Juliana Falcão Moraes Souza, que ouviu as reivindicações do público para levá-las até a Assembleia Legislativa do Piauí.

Representando o governador Zé Filho, a secretária de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Larissa Maia, agradeceu a participação de todos e destacou a importância do evento. A gestora frisou que o objetivo é tornar a sociedade cada vez mais inclusiva.

“Quero agradecer a presença de todos que participaram desse momento de integração e dizer, em nome do governador Zé Filho, que o Governo do Estado é sensível à causa e que vamos abraçá-la cada vez mais no sentido de garantir que as políticas públicas cheguem de forma justa e igualitária a todos. Nosso objetivo é construir uma sociedade cada vez mais inclusiva e essa Caminhada é um grande passo para conseguirmos isso. Obrigada às entidades e parceiros que ajudaram na realização desse evento”, ressaltou Larissa Maia.

.

A Caminhada partiu da Ponte Estaiada com destino ao Parque Nova Potycabana. Mas quem pensava que o momento terminaria com o final do percurso, se enganou. No Parque foi montada uma estrutura para receber o público que participou do evento, onde foram realizadas várias atividades inclusivas.

Pela primeira vez, as crianças tiveram um espaço exclusivo. A brinquedoteca e o Play Kids, que contou com pula-pula, piscina de bolinha, escorrega, pintura, apresentações de palhaços, além da distribuição de pipoca e algodão doce fizeram alegria da garotada. Parceira do evento, a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), levou os serviços do Clubinho de Leitura, que atraiu um grande número de crianças para ouvir histórias infantis e praticar o exercício da leitura.

Quem passava pela área infantil, ficava encantado com as atividades. “Esse espaço é muito bom. Fiz questão de trazer a minha filha e ela adorou. Isso é muito gratificante”, afirmou Lidiana Nunes, mãe da pequena Maria Luisa, de 2 anos.

A arte e o esporte também marcaram presença no evento. Algumas entidades realizaram apresentações de capoeira e outras danças. Já nas quadras, 113 atletas com deficiência mostraram o seu talento em modalidades como basquete, futsal e badminton.

.

O senhor Givaldo Barbosa, pai de José Barbosa Neto, de 17 anos, que participou dos jogos dos cadeirantes, contou que o evento superou as expectativas. “Gostei de tudo aqui. A caminhada foi muito boa e esses jogos também são muito importantes para estimular a garotada”, disse.

Além de atividades para crianças e jogos, o momento também teve prestação de serviços. Através de uma parceria entre a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e o Sistema Social da Indústria (SESI), foram oferecidos aferição de pressão arterial e lanche do programa Cozinha Brasil. Outra parceira do evento, a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), enviou uma equipe do Sistema Nacional de Emprego no Piauí (SinePiauí), que ofereceu os serviços do programa Trabalho para Todos. O encerramento das atividades contou, ainda, com show musical da banda Roraima e Terê Groove.

Mauro Eduardo, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), fez um balanço positivo da VIII Caminhada pela Acessibilidade. “Foi uma caminhada muito positiva, organizada, onde a sociedade e as entidades participaram e isso mostra o compromisso da população com a causa da Pessoa com Deficiência. Mais de 3 mil pessoas participaram da belíssima Caminhada pela Acessibilidade e queremos que esse número seja dobrado no próximo ano. Outro ponto importante foi esse momento no Parque Nova Potycabana, que promoveu a integração e a inclusão”, concluiu.