Larissa Maia conhece real situação de entidades de apoio à Pessoa com Deficiência
14/06/2014 - 07:54  
  
Twitter 

Lorenna Costa

VISITA ÀS ENTIDADES

Nesta sexta-feira (13), entidades de apoio à Pessoa com Deficiência receberam a secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência, profª Larissa Maia. A visita da gestora, que faz parte da programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, teve como objetivo conhecer a real situação das instituições.

Para a secretária, o trabalho realizado nas associações é fundamental para os piauienses com deficiência e a aproximação da sociedade e do poder público são necessárias. “Não podemos fazer nenhuma política pública se não conhecermos a realidade e nos manter por perto. A atuação de cada pessoa dentro dessas entidades é de grande relevância, pois para aqueles que possuem algum tipo de deficiência, um avanço, por menor que seja, já é uma grande vitória”, diz.

A primeira visita foi à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresina (Apae), que presta assistência gratuita a cerca de 320 Pessoas com Deficiência intelectual e múltipla da audiocomunicação. Na oportunidade, a secretária ficou a par das principais dificuldades, ouviu as sugestões de melhoria e conheceu todo o espaço da entidade, além dos trabalhos artesanais produzidos pelos pacientes.

VISITA ÀS ENTIDADES

A Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada) e a Associação dos Surdos de Teresina (Aste), ambas voltadas à luta da melhoria de vida das pessoas com deficiência auditiva, também receberam a secretária Larissa. De acordo com a presidente da Aste, Kelly Samara, a maior dificuldade dos deficientes auditivos é a comunicação e a educação.

“O mercado de trabalho para este público é muito difícil por causa da comunicação com a população. Onde quer que vão encontram barreiras para serem entendidos. A educação através da escola bilíngüe é outra luta nossa. Nela, essas pessoas teriam aulas de língua oral e escrita, além da linguagem gestual”, explica a presidente da associação.

Ao final do dia, a secretária de Inclusão visitou ainda a Associação Pestalozzi de Teresina, que atende pessoas com deficiência múltipla e intelectual, e a Associação dos Cegos do Piauí (Acep), que oferta à dois mil deficientes visuais e sua família, assistência na área social, educacional e de saúde. Nas entidades, a gestora conheceu a estrutura dos locais, as atividades realizadas e se comprometeu a fazer intermediações para possíveis parcerias com o objetivo de implementar ações de apoio à causa das Pessoas com Deficiência.