Seid entrega equipamentos e mobiliários para Conede
10/06/2014 - 12:38  
  
Twitter 

Por Lorenna Costa / Fotos: Renan Soares


CAFÉ NO CONEDE

Nesta terça-feira (10), dando prosseguimento à Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, um café da manhã alusivo ao 9 de junho, Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, foi oferecido a todas as entidades de apoio à causa das PcDs e aos demais cidadãos que compareceram. Na ocasião, a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) fez a entrega de equipamentos e mobiliários ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI).

Segundo a secretária de Inclusão, Larissa Maia, cerca de 15 entidades serão beneficiadas com os bens, dentre elas, o Conede. “Corremos para que as aquisições estivessem licitadas nesta semana que é tão significativa para a luta das Pessoas com Deficiência. Hoje, entregamos ao Conselho 25 peças que irão possibilitar uma melhor estrutura e o empoderamento dos conselheiros”, disse a gestora.

Ainda nesta terça-feira, foram entregues 2 arquivos com gavetas para pasta suspensa, 2 armários de aço, 15 cadeiras fixas trapezoidal, 5 longarinas sem braços e 1 mesa para reuniões. Dos bens que ainda irão estruturar o Conede, estão condicionadores de ar, caixas de som amplificadoras, computadores, estabilizadores, refrigeradores, impressoras multifuncionais e impressoras Braille.

CAFÉ NO CONEDE

Durante o café da manhã, houve ainda um momento de discussão e exposição de opiniões e sugestões para o avanço do Estado no que diz respeito à inclusão das PcDs. “Ainda temos um longo caminho pela frente e estamos aqui para fazer políticas públicas que realmente sejam voltadas à inclusão desses cidadãos, que precisam deixar de ser tratados como coitadinhos e passar a serem vistos como um público capaz”, afirma o presidente do Conede, Mauro Eduardo.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade-Teresina), Antenilton Marques, agora é a hora de comemorar, mas também de lutar para que o governo brasileiro veja as Pessoas com Deficiência de maneira pujante. “Ouvi dizer que não tínhamos o que celebrar, mas temos. O Piauí avançou nas políticas para a nossa inclusão, entretanto muito ainda precisa ser feito. Vamos avançar com serenidade e propostas viáveis para podermos comemorar a acessibilidade e a inclusão em suas mais diversas vertentes”, finaliza o presidente.