Solenidade comemora o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência no Piauí
09/06/2014 - 14:43  
  
Twitter 

Renan Soares/ Fotos: Lorenna Costa


.



Na manhã desta segunda-feira (9), a equipe da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), autoridades e representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede) e de entidades ligadas à causa, participaram de uma Solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em homenagem ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência. A data é comemorada desde 2003, quando entrou em vigor a lei de autoria da então deputada Flora Isabel, que definiu o dia 9 de junho como o Dia da Pessoa com Deficiência no Estado. 


..

De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um total de 27% da população do Piauí possui algum tipo de deficiência, fazendo o Estado ser o terceiro no ranking nacional de maior número de pessoas com deficiência. Para atender esse público e garantir que seus diretos sejam respeitados, a Seid atua através de políticas públicas de inclusão dessas pessoas. 

No início da Sessão, o Coral Nova Visão, formado por membros da Associação dos Cegos do Piauí (Acepi), fez uma apresentação, que emocionou o público presente. Representando o governador Zé Filho na solenidade, a secretária de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Larissa Maia, destacou os avanços obtidos e falou das ações a serem desenvolvidas no que diz respeito à causa no Estado. 


,

“Quero destacar que o Piauí é referência nacional na promoção dos direitos da Pessoa com Deficiência. Somos o primeiro Estado a ter uma Secretaria voltada para inclusão da Pessoa com Deficiência. Nós temos o maior número de Centros de Interpretação de Libras do país, pois contamos com três unidades em pleno funcionamento. Estou aqui hoje, em nome no governador Zé Filho, para falar de mais uma novidade, pois conseguimos trazer para o Piauí, a primeira Especialização em Educação Inclusiva, que vai dar condições aos professores da rede pública de estarem cada vez mais aptos para atender alunos que possuam deficiência”, afirmou a secretária. 

Recentemente, a Secretaria entregou ao município de São Gonçalo do Piauí, uma impressora Braile e um scanner com voz, para garantir e facilitar o acesso à tecnologia e ao conhecimento para as pessoas que possuem deficiência visual. Segundo Mauro Eduardo, presidente do Conede, existem avanços, mas ainda falta muito a ser feito. 

,,


“Nós temos muito a comemorar, conquistamos algumas coisas importantes, mas falta muito a conquistarmos. Falta o respeito ao direito de ir e vir, mais acessibilidade, dentre outras coisas. Temos atividades durante essa semana inteira para comemorarmos e cobrarmos mais ações. Quero convidar a todos para a nossa VIII Caminhada pela Acessibilidade, que acontecerá no próximo sábado, às 16 horas, na Avenida Raul Lopes”, ressaltou Mauro Eduardo. 

A Solenidade em homenagem ao Dia Estadual foi proposta pela deputada estadual Rejane Dias. O evento também contou com a participação do pequeno Gustavo Ibiapina, que é atendido pela Associação de Amigos dos Autistas (AMA), e marcou o início das atividades da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Até o próximo sábado (14), a Seid e o Conede irão realizar ações como palestras, debates e atividades esportivas e culturais para comemorar a data. 


Confira a programação: 

Dia 10 (Terça-feira) 

9h - Café da manhã alusivo ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência no Conede-PI. Local: Casa dos Conselhos - Av. Pinel, 620, Bairro Cabral 

Dia 11 (Quarta-feira) 

Institucional 

Dia 12 (Quinta-feira) 

10h - Assinatura de Termo de Parceria entre a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência - Seid e o Projeto Música para Todos. Local: Seid 

Dia 13 (Sexta-feira)

9h - Visita à Apae de Teresina. 

11h - Visita à Apada, Central de Libras, Pestalozzi e Aste 

Dia 14 (Sábado)

16h - VIII Caminhada Pela Acessibilidade 

Saída - Avenida Raul Lopes - Ponte Estaiada 

Chegada - Nova Potycabana 

O encerramento da Caminhada contará com apresentações inclusivas, atrações musicais, prestação de serviços, brincadeiras e diversas modalidades de jogos para pessoas com deficiência.