Governo do Estado entrega primeiro scanner com voz no Piauí
29/05/2014 - 15:17

Scanner com voz para deficientes visuais

Lorenna Costa

Através da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), o Governo do Estado concedeu, nesta quinta-feira (29), um scanner com sintetizador de voz ao município de São Gonçalo do Piauí. O equipamento, que proporciona às Pessoas com Deficiência Visual o acesso ao mundo virtual, é o primeiro a ser entregue no Piauí.

O scanner com voz converte documentos impressos em áudio para que o deficiente visual tenha acesso ao seu conteúdo, usando reconhecimento óptico de caracteres (OCR) instalado no computador. Segundo a secretária, professora Larissa Maia, a máquina é uma poderosa ferramenta de inclusão deste público.

“O mecanismo facilitará o acesso a conteúdos didáticos e também ao mercado de trabalho. Para que haja inclusão, equipamentos como esse são indispensáveis tanto nas salas de aula quanto nas empresas, que precisam se adequar r às necessidades das Pessoas com Deficiência. Capacidade há muita, no entanto a adaptação é essencial para que possam ir além de suas limitações”, atenta a secretária.

,

Acompanhada do ex-secretário Romildo Macedo, Larissa Maia fez a entrega do equipamento e já se comprometeu a capacitar, através do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), os técnicos de São Gonçalo para o manejamento da máquina, que ficará disponível à população da cidade na biblioteca da Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O órgão conta ainda com uma impressora Braille que converte textos eletrônicos para o Braille, formato de escrita e leitura tátil utilizado por Pessoas com Deficiência Visual.

Para Vitória Beatriz Pires, deficiente visual, a novidade poderá proporcionar a realização um de seus sonhos. “Quero muito ler livros. Frequento uma fundação onde sempre me falam dos bons livros que existem por lá. Espero que o scanner e a impressora me dêem a oportunidade de ler alguns deles”, revelou a jovem de 23 anos.

Segundo a secretária Municipal de Inclusão, Raimunda Alves, as máquinas ficarão a disposição de outras cidades. “Nosso intuito é ajudar a maior quantidade de PCDs possível, pois sabemos das tamanhas dificuldades que elas possuem para poder ler, aprender e trabalhar. Em breve as duas ferramentas estarão ativas e melhorando a vida de muita gente”, disse.

São Gonçalo do Piauí é um dos municípios do Estado com maior índice de Pessoas com Deficiência. De acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30% da população possui algum tipo de deficiência, em destaque a deficiência visual.