Profissionais do Piauí concluem treinamento em reabilitação na AACD
02/09/2006 - 00:11:02

Equipe que fez treinamento na AACD

A equipe multiprofissional do Piauí que participou, em agosto, de treinamento em reabilitação física na sede da AACD em São Paulo retornou nesta sexta-feira a Teresina. Na bagagem a equipe trás os conhecimentos e técnicas de uma instituição que 56 anos em reabilitação física. O treinamento é resultado de uma parceria firmada entre a Coordenadoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CEID) e a AACD  e tem como objetivo qualificar profissionais para atuar em reabilitação física no estado.

“Foram 26 dias exaustivos de muito trabalho e estudo, nós conhecemos todas as clínicas com médicos, com fisiatras, conhecemos todas as patologias tratadas na reabilitação, vimos como era o tratamento para todas as áreas. Então só temos a agradecer, foi maravilhoso e o estado do Piauí está de parabéns pelo Centro de Reabilitação que vai ter aqui. Inclusive um dos atendimentos que presenciamos, encontramos lá uma mãe do Piauí com uma criança fazendo tratamento em São Paulo, quando nos apresentamos ela encheu os olhos de lágrimas e disse irei embora porquê agora tenho onde cuidar de minha filha”, relata a assistente social Isabel Érica.

A avaliação da assistente social é partilhada por toda equipe que ao ser indagada sobre a avaliação da experiência, a equipe formada por fisioterapeuta, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, hidroterapeuta, educador físico, arte-terapeuta e pedagogo responde em coro que “o treinamento foi maravilhoso”.

“Foi excelente,  aprendemos novas técnicas, novos métodos para tratar, reabilitar e trabalhar de forma unida e em equipe fazendo com que o paciente retorne o mais rápido possível as suas atividades funcionais. Valeu muito a veleu muito a pena, foi muita saudade, ficamos longe, mas aprendemos muito, estamos chegando com muita garra para trabalhar junto aqui no Piauí”, diz Rayane Souto.

Treinamento supera expectativas

De acordo com a equipe o treinamento foi além das expectativas do grupo. “O treinamento superou as nossas expectativas, a gente está chegando cheio de gás realmente, para repassar esse conhecimento e atuar, em tudo que  a gente aprendeu. A interdisciplinariedade realmente é muito importante, a gente viu o trabalho andar, lá não tem nem o maior nem o menor todos são iguais, isso faz vê a importância do outro e contribui para a gente vê o sucesso do paciente na reabilitação”, diz a Lígia Cronemberg.

A fonoaudióloga Fernanda Marques, destaca a inovação do trabalho que será oferecido no Centro de Reabilitação. “Acho que a clínica de fono do Centro de Reabilitação, com o perfil da AACD vai ser uma coisa diferente do que existe em Teresina. As técnicas, o trabalho nas clínicas é um trabalho diferenciado do que existe aqui no Piauí. O trabalho da equipe interdisciplinar, a fono trabalhando em uma equipe interdisciplinar”, diz Fernanda Marques.

“O treinamento na AACD foi muito mais que nossas expectativas”, diz fisioterapeuta infantil Kátia Coeli. “A AACD realmente tem um nome na área de reabilitação e tem o foco principalmente na reabilitação infantil. É tanto que 70% dos pacientes atendidos são pacientes infantis e a fisioterapia infantil além de ter uma equipe muito competente tem uma interdisciplinariedade muito grande. Então a gente realmente vê uma equipe trabalhando junto e é isso que a gente e é isso que será feito aqui em Teresina, uma equipe multidisciplinar que vai trabalhar integralmente com o mesmo foco”, destaca.

A interdisciplinariedade é apontada pelo grupo como um dos princiapais pontos  para o sucesso do trabalho de reabilitação. “Foi uma experiência impar, fomos muito bem acolhidos. Que todo grupo se afine, se interaja, e que tenha um bom entrosamento entre os profissionais.

A gente tras o inovadorismo no que tange a classificação social, a nova abordagem que é desenvolvida especificamente para a  pessoa com deficiência. Lá como eles tem um trabalho de 56 eles tem uma contribuição muito grande para gente. Então lá foi uma troca de conhecimentos, de aprendizagem, foi muito rico, a gente só tem a agradecer esse treinamento. Érica