AACD seleciona profissionais de saúde para treinamento
18/04/2006 - 00:13:32  
  
Twitter 

A Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - ceid, em parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), firmou convênio com o objetivo de selecionar profissionais a serem qualificados em reabilitação de pessoas com deficiência física. A partir desta segunda-feira (12) até o dia 27 de junho, a AACD receberá currículos de pessoas interessadas em participar do processo seletivo.
 
A seleção e o treinamento serão coordenados pela AACD e acontecerão, na primeira etapa, na sede da Associação em São Paulo e posteriormente no Centro de Reabilitação de Teresina. Os profissionais selecionados poderão ser absorvidos no quadro funcional do Centro Integrado de Reabilitação. Entre os profissionais selecionados poderão participar médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, hidroterapeuta, arte terapeuta, assistentes sociais, professores de educação física e profissionais da área administrativa.
 
O diretor de gestão da ceid, Francisco Alencar, disse que a seleção será composta por duas etapas: a primeira será uma análise de currículos e a segunda, um teste específico, entrevista e dinâmica de grupo. Para participar da seleção os interessados devem enviar currículos para a sede central da AACD em São Paulo através de correspondência registrada com currículo resumido, endereçada à Comissão de Seleção - AACD/PIAUÍ, Av. Professor Ascendino Reis, 724 - Vila Clementino - São Paulo-SP - CEP: 04027-000.
 
A segunda etapa acontecerá em Teresina e dependerá da classificação obtida na análise de currículos. Poderão participar do processo seletivo todas as pessoas que preencham as especificações das especialidades selecionadas.
 
Esse trabalho iniciado pelo Governo do Piauí, através da ceid, tem como propósito alterar o quadro de mais de 17% de pessoas deficientes (PCDs) no Estado do Piauí. As despesas dos profissionais selecionados para o treinamento em São Paulo serão custeadas pelo Governo do Piauí.
 
Confira o regulamento de seleção, as áreas e os pré-requisitos necessários para participar da seleção:
 
REGULAMENTO – PROCESSO SELETIVO
 
SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA QUALIFICAÇÃO EM REABILITAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
 
JUSTIFICATIVA DA SELEÇÃO: A Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - ceid, representando o Governo do Estado do Piauí e na permanente busca de alterar o cenário de mais de 17% de pessoas deficientes (PCDs) no Estado do Piauí, uso de suas atribuições legais e funcionais, em continuidade às atividades a favor da inclusão, resolve estabelecer as regras objetivas através de critérios objetivos, a fim de selecionar profissionais a serem qualificados em reabilitação de pessoas com deficiência física, na forma e condições abaixo definidas:
 
DA RESPONSABILIDADE SOBRE OS SERVIÇOS DE SELEÇÃO: De acordo com parceria firmada com a Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD, com sede em São Paulo, na Av. Professor Ascendino Reis, 724 – Vila Clementino, CEP: 04027-000, representada por comissão devidamente constituída, denominada por este regulamento de COMISSÃO DE SELEÇÃO. Os profissionais selecionados serão qualificados na sede central da AACD em São Paulo ou no Centro de Reabilitação de Teresina/PI, quando em funcionamento, como período de iniciativa prática devidamente acompanhados.
 
DO OBJETO: Seleção de profissionais para qualificação em reabilitação física.
 
FINALIDADE: Favorecer condições para a inclusão de pessoas com deficiência física.
 
DO DIREITO DE PARTICIPAÇÃO: Poderão participar do procedimento seletivo todas as pessoas interessadas desde que preencham as exigências na área da especialidade/titularidade declarada neste regulamento.
 
DA TITULARIDADE EXIGIDA:
 
ORDEM ÁREA TITULAÇÃO
1 - Médico Título especialista: Fisiatria, Ortopedia, Urologia, Neuropediatria, Neurocirurgia e Cardiologia.
2 - Nutricionistas Graduados ou Especialistas: Nutrição (2 anos de experiência)
3 - Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais - Experiência de 2 anos na área de reabilitação ou Curso Neuroevolutivo (Bobath) adulto/infantil.
4 - Fonoaudiólogos e Psicólogos - Experiência mínima de 2 anos na área de reabilitação e cursos específicos na área de clínica.
5 - Hidroterapia - Fisioterapeutas com experiência mínima de 2 anos em reabilitação adulto e infantil e cursos específicos.
6 - Musicoterapeutas - Profissionais graduados ou especialistas em musicoterapia e experiência, de preferência, em reabilitação física.
7 - Arte Terapeutas - Profissionais graduados ou especialistas em arte educação ou artes plásticas e experiência, de preferência, em reabilitação física.
8 - Pedagogas - De preferência com especialização em Psicopedagogia e com experiência mínima de 2 anos em atendimento com crianças especiais e/ou sala de aula.
9 - Educação Física - Professores graduados ou especialistas em educação física e experiência em reabilitação física.
10 - Assistente Social - Graduados ou especialistas em Serviço Social, com experiência de 2 anos na área de saúde.
11 - Enfermeira profissional graduada em Enfermagem com 2 anos de experiência de preferência em reabilitação física.
12 - Almoxarife - segundo grau completo, experiência de 2 anos em controle geral.
13 - Auxiliar técnico - ajustador mecânica - formado pelo Senai ou equivalente com 2 anos de experiência em ajustagem geral.
14 - Ajudantes com experiência em Produção, Almoxarifado e Cozinha.
15 - Auxiliares de escritório - segundo grau completo e informática, de preferência que tenha conhecimentos em recepção de hospitais ou qualquer área da saúde.
16 - Coordenador de recepção - superior completo, experiência na área de saúde e em cargos de liderança.
17 - Analista de sistemas - superior completo. Conhecimentos imprescindíveis: Sistema Operacional – Windows 2000/XP, MS Office, Internet, Montagem e Manutenção de Hardware. Cabeamento de rede, Administração de rede Microsoft. Com domínio de conhecimentos: Programação Clipper – Banco de Dados X Base.
 
DA FORMA DE SELEÇÃO: O procedimento seletivo dar-se-á em duas etapas: a primeira, através do encaminhamento de currículo resumido via correspondência registrada à Comissão Julgadora/Teresina no endereço da AACD acima indicado, até dia 27 de junho de 2006; a segunda etapa acontecerá em Teresina/PI com base na análise e classificação curricular, prevista para acontecer na 1ª quinzena do mês de julho de 2006 e terá as seguintes etapas: prova escrita e entrevista/dinâmica.
 
DA DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
 
Os critérios de seleção terão os seguintes pesos:
Currículo - peso 1
Prova escrita - peso 6
Entrevista/Dinâmica - peso 3
 
DA  DIVULGAÇÃO DA SELEÇÃO:
 
O processo seletivo deverá ser público com o resultado oficial no Diário Oficial do Estado - DOE, depois de homologado o resultado pela autoridade superior do órgão que representa o Estado.
 
DOS CONFLITOS E DOS CASOS OMISSOS:
 
Os conflitos e casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção da AACD.