Apae de Passagem Franca faz homenagem a parceiros e voluntários
29/08/2006 - 00:13:28

Centro Integrado

Dentro da programação da Semana Nacional do Excepcional, a Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passagem Franca, entregou o Troféu Amigo da Apae a 13 personalidades e instituições que colaboraram de forma decisiva com a entidade nos seus três anos de fundação. A solenidade foi realizada na última terça-feira (28) à noite na sede da Câmara de Vereadores do município.
A Coordenadora Geral da Ceid (Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência), Rejane Dias, foi uma das homenageadas, sendo representada no evento pelo coordenador de Acessibilidade da Ceid, Mauro Eduardo. Ele destacou a parceria desenvolvida pela Ceid e pelas Apaes em todo o Estado. “É uma união que está dando certo. Juntos nós podemos trabalhar pela inclusão das pessoas com deficiência. É um trabalho que envolve muita dedicação e principalmente muito amor”, ressaltou.
A presidente da Apae de Passagem Franca, Vitória Régia Freitas Rego, explica que as dificuldades estão sendo superadas graças ao apoio e atuação de entidades e voluntários. “A nossa Apae só tem três anos, e temos enfrentado momentos difíceis. A gente só trabalha na zona urbana por que não temos transporte para buscar os alunos da zona rural. Mas, já ganhamos um prédio e graças a Deus temos conseguido apoio de alguns voluntários que têm nos ajudado muito”, disse, complementando que o troféu quer incentivar que mais pessoas possam contribuir com a Apae.
Para ela, o Piauí vive um novo momento no trabalho de inclusão das pessoas com deficiência e muitas barreiras estão sendo superadas. “A gente sente que as portas se abriram. É um novo momento que nós estamos vivendo. A criação da Ceid veio tocar num ponto que de certa forma estava esquecido pela população. Além disso, este ano tivemos uma nova força que foi a Campanha da Fraternidade, que está sendo outro momento importante”, destacou.
Mesmo com as dificuldades, a Apae de Passagem Franca está desenvolvendo um importante trabalho e já criou a Escola Especial Pedro Bento, que possui 26 alunos matriculados em duas turmas: uma de alfabetização de adultos e outra de 1ª e 2ª série. A Apae atende 56 pessoas no município.
O presidente da Federação das Apaes do Piauí, Themístocles Gomes Pereira, destacou a importância do apoio e da atuação da sociedade na construção de um mundo que propicie aos deficientes o principio da igualdade dos direitos e deveres. “Essa igualdade se constrói quanto todos nós tomamos consciência do nosso papel e passamos a trabalhar unidos”, frisou.

Homenageados com o Troféu Amigo da Apae de Passagem de Franca
1 – Rejane Dias (Coordenadora Geral da Ceid)
2 – Luiza Gonzaga dos Santos (primeira-dama do município)
3 – Cândido Rodrigues Lima (voluntário)