Ceid participa de fórum em Caxias
25/08/2006 - 00:12:06

Fórum de Caxias sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

A Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – Ceid,  participou do I Fórum de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Caxias, enviando o técnico Mauro Eduardo, coordenador de Acessibilidade, para ministrar palestras sobre os  direitos das pessoas com deficiência e o trabalho desenvolvido pelo órgão aqui no Estado do Piauí. O evento que aconteceu no último dia 24, também contou com a participação de representantes do Ministério Público, Secretaria Municipal de Solidariedade e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência daquele município.

O coordenador do evento e presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alberto Gonçalves dos Santos, revelou que o trabalho da Ceid é referência em todo o país e que este foi o principal motivo de ter feito o convite para a ministração das palestras. “Já sabíamos do trabalho que a Ceid desenvolvia no Piauí na área da Pessoa com Deficiência, mas durante a realização da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência tivemos o primeiro contato com este trabalho. Porém, a visita que fizemos às obras do Centro Integrado de Reabilitação e à equoterapia nos mostraram que a Ceid é referencial no Nordeste e poderia nos ajudar muito nesta luta pelos direitos das pessoas com deficiência aqui em Caxias, repassando todas as experiências e expondondo, aqui para nós, o trabalho desenvolvido nesta área”, destacou.

Jerônimo Ferreira Cavalcante Filho, presidente da Associação dos Amigos dos Excepcionais (Apae)-de Caxias, revelou que o Fórum é o primeiro passo para mudar a história das Pessoas com Deficiência em Caxias e também  para  levar uma conscientização para toda sociedade que estas pessoas não devem ser tratadas como coitadinhas.

“Convidamos para este Fórum todas as associações, fundações e a sociedade civil organizada aqui de Caxias. Creio que a realização deste evento, que nos trouxe informações e experiências vividas através das palestras aqui ministradas, muitos conceitos irão mudar e o preconceito será diminuído, haja vista que a pessoa com deficiência ainda é vista como coitadinha neste município. Acredito que com as parcerias do Ministério Público e Secretaria Municipal de Solidariedade e Ação Social, iremos ter muitas conquistas nesta área em Caxias”, ressaltou.

A promotora de Justiça Sara Albuquerque, destacou a parceria do Ministério Público com as entidades que trabalham em favor da causa da Pessoa com Deficiência como sendo de grande importância na luta para conquista dos direitos para este segmento no município. “ Não estaremos sozinhos nessa luta a partir de hoje. É preciso unir forças para que nosso trabalho seja facilitado na fiscalização das ações, implementação das leis e para que cada segmento assuma seu papel. O Ministério Público aqui de Caxias, através da Promotoria dos Direitos do Cidadão, já está com uma campanha para construção de rampas, mas pretendemos com esta parceria fortalecer o trabalho neste sentido” informou.

Paulo Carneiro Teixeira, 40 anos, cadeirante e comerciante em Caxias, afirmou que o Fórum foi muito importante no sentido de repassar informações sobre os direitos das pessoas com deficiência como acessibilidade e leis que asseguram estes direitos. “ Estamos muito felizes com a realização deste Fórum, pois hoje temos a consciência de que temos direitos assegurados por lei, como é o caso da construção de rampas nos prédio públicos e privados. Destaco aqui a participação da Ceid, através das palestras ministradas pelo técnico Mauro Eduardo, que falou sobre o trabalho desenvolvido na área da acessibilidade arquitetônica, saúde, educação, entre outras”, concluiu.