Projeto Encantos vai levar cultura para pessoa com deficiência
28/08/2005 - 00:09:12  
  
Twitter 

Francisca Araújo - deficiente visual

Foi aprovado junto ao Detran o projeto Encantos uma iniciativa da Ceid que visa proporcionar o desenvolvimento artístico, cultural de crianças e adolescentes com deficiência através da formação vocal e musical.

O projeto vai atender 20 crianças e adolescentes com deficiência que serão estimulados, capacitados e aperfeiçoados para o bom desempenho do coral. “Atenderemos crianças indicadas pelas próprias entidades, será feita uma triagem, mas falta definir os tipos de deficiência que serão contempladas”, diz Roberto Rocha, gerente de projetos da Ceid.

O valor do projeto é de R$ 27 mil para execução do programa durante um ano, que vai de outubro de 2006 a setembro de 2007. Prevê a contratação de um coordenador e de regente. O projeto encantos será operacionalizado pela Ceid em parceria com órgãos públicos  e entidades sociais que desenvolvem ações direcionadas para inclusão da pessoa com deficiência.

A Detran é o patrocinador do projeto e a Ceid será a executora do Programa. Tendo como meta valorizar as potencialidades artísticas e culturais das pessoas com deficiência no estado do Piauí, a Ceid está apresentando o Projeto Encantos visando incentivar o desenvolvimento das habilidades das PCDs através do canto coral.

“O projeto Encantos, através da educação musical, vai trabalhar a impostação da voz, a audição, a respiração, a afinação e a teoria musical e vislumbra o aperfeiçoamento  de potencialidades das pessoas com deficiência, além da divulgação de boa música.