Brinquedoteca humaniza atendimento atendimento no Hospital Infantil
23/08/2006 - 00:12:17  
  
Twitter 

A brinquedoteca Suyllan Carlla que funciona no Hospital Infantil Lucidio Portela atende uma média de 15 a 20 crianças diariamente. A idéia de humanizar o ambiente hospitar deu tão certo que a coordenação do projeto anuncia a implantação de  uma brinquedoteca no Hospital Areolino de Abreu.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Ceid, Crisantina Munturil trata-se de um projeto aprovado pelas crianças internadas e pela equipe médica que verifica uma melhor recuperação dos internos. O atendimento lúdico é feito por uma equipe multidisciplinar composta por estagiários de educação física, psicologia, medicina, pedagogia e fisioterapia coordenado pela Ceid, Sasc, Uespi e Secretaria de Saúde.  

Entre os usuários do espaço estão desde crianças como Adriel Oliveira, de 5 anos, que está internado há menos de um mês, a pré-adolescentes como Luciel de Oliveira Alves, que freqüenta a brinquedoteca todos os dias. “Essa é a melhor hora para quem fica internado e longe de casa”, diz.

No hospital a brinquedoteca é o espaço preferido para algumas as durante a internação. “O que mais gosto daqui é poder brincar aqui na brinquedoteca”, diz o pequeno Wellington Sousa, de sete anos, que está internado há mais de um mês no Hospital Infantil Lucídio Portela.

Recentemente, foi ampliado o número de estagiários que atendem no órgão. Além dos alunos de educação física que foi ampliado de 4 para 10, também foram incluídos no projeto estagiários dos cursos de fisioterapia (4), psicologia (4), medicina (4) e pedagogia (4).
De acordo com o diretor do Hospital Infantil, Francisco Macedo, a brinquedoteca melhora o desenvolvimento emocional da criança, amenizando o afastamento da família pois a humanização do ambiente hospitalar é um dos principais aspectos destacados.