Ceid comemora Dia Estadual da Pessoa com Deficiência
08/06/2006 - 00:13:31

PCDs: comemorações

O Dia Estadual da Pessoa com Deficiência e o aniversário de três anos de trabalho da Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (ceid) foram comemorados nesta sexta-feira, 9. O evento aconteceu no Clube da Adufpi, zona leste, e reuniu autoridades e diversas entidades ligadas à causa.

A programação contou com uma celebração ecumênica conduzida pelo coordenador da Campanha da Fraternidade, padre Nilton, e o pastor Avelar, além de diversas apresentações artísticas e culturais de pessoas com deficiência.

A estudante Francisca Josefa, deficiente visual, fez uma apresentação artística cantando e tocando violão. \"É uma emoção muito grande sermos reconhecidos perante a sociedade como pessoas capazes que somos e que merecemos respeito\", salientou.

O radialista Chico Costa, que é deficiente visual, afirmou que este era um dia para comemorar os avanços das políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência. \"Tivemos muitas mudanças arquitetônicas que facilitaram nossa vida. O envolvimento de todas as entidades,
trabalhando sempre em equipe, também é muito positivo, porque assim conseguimos
alcançar nossos objetivos mais rapidamente\", disse.

Um coral formado por crianças atendidas pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) fez uma bela apresentação. O grupo cantou o hino da Campanha da Fraternidade 2006, que tem como tema Fraternidade e Pessoas com Deficiência e o lema: Levanta-te, vem para o meio.

A coordenadora da ceid, Rejane Dias, destacou algumas ações que o órgão vem desenvolvendo para a melhoria da qualidade de vida dos PCDs. \"Trabalhamos sempre com a prevenção. Neste aspecto, podemos citar conquistas memoráveis, como o teste do pezinho e a ampliação da cobertura do teste da orelhinha. Mas, nossa obra mais importante é o Centro Integrado de Reabilitação, previsto para ser entregue no segundo semestre\", disse

Rejane Dias citou ainda os 33 centros de reabilitação que estão sendo implantados em todo o Estado. \"Tudo isso faz parte da Rede Estadual de Reabilitação. Agora, os piauienses com deficiência não precisarão mais ter que se deslocar para outros estados para fazer tratamento\", declarou.

Por Aline Moreira