Boa Noite! Terça-feira, 7 de maio de 2024
ARTIGO
» Imprimir esta página   » Voltar

Prêmio ODM Brasil

Acabar com a fome, a pobreza extrema e garantir a educação básica para todos é mais que um sonho, um verdadeiro desafio tanto para entes governamentais quanto para a sociedade civil (organizações sociais, universidades e empresas)que lutam para atingir as metas socioeconômicas dos Objetivos do Milênio (ODM) proposta pela ONU (Organização das NaçõesUnidas).

No Brasil, como forma de incentivo o governo federal criou o Prêmio Objetivos do Milênio (Prêmio ODM - Brasil) direcionado às prefeituras, associações, empresas e universidades. Estamos na terceira edição da premiação e os projetos podem ser inscritos até o próximo dia 02 de outubro.O prêmio visa selecionar iniciativas locais que ajudem os municípios a atingir os Objetivos do Milênio. Na última edição do Prêmio, o Piauí participou com 12 projetos,sendo que um deles, do município de São
João do Arraial, no território dos Cocais (Esperantina), foi finalista com uma experiência que valoriza a produção local na merenda escolar.

O Prêmio ODM Brasil 2009, vai selecionar20 projetos sociais exemplares sobre os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). Esperamos que o Piauí, através de seus inúmeros atores envolvidos no desenvolvimento sócio econômico do estado, dê uma mostra do trabalho desenvolvido aqui,inscrevendo suas experiências exitosas.

Nessa empreitada, vale mostrar desde uma simples experiência de associativismo,como a de São João do Arraial, que foi uma das premiadas na edição passada, quanto uma experiência mais complexa, como a cadeia produtiva do caju e do mel, que envolve dezenas de associações e cooperativas no município Picos, que coloca o Piauí entre os maiores produtores de mel do Brasil.

Quanto maior o número de projetos inscritos, de entidades, universidades e prefeituras, maior a mostra do compromisso do Piauí com ações que busquem atingir os Objetivos do Milênio. Que os parceiros do desenvolvimento abracem essa ideia e selem o compromisso com a inscrição de projetos em suas respectivas áreas de atuação.

Rejane Dias
Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência
Criação, Desenvolvimento e Hospedagem:
ATI - Agência de Tecnologia da Informação do Piauí