Bom Dia! Terça-feira, 7 de maio de 2024

Uma causa de todos

Rejane Dias
Primeira dama do Estado e Coordenadora Geral da Ceid

É crescente o sentimento de conquista de direitos das pessoas com deficiência no interior do Estado. A cada dia mais pessoas se disponibilizam a abraçar esta causa e lutar a favor da conscientização da sociedade. O mais bonito é que isso está ocorrendo de maneira natural e voluntária.

Neste contexto temos um instrumento importante que pode servir como um porto seguro para todas as PCDs em seus municípios: são os COMUDES – Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Estes conselhos têm a função de lutar pelos direitos das pessoas com deficiência, propor melhorias e fiscalizar junto com a sociedade o cumprimento desses direitos. Por isso que eles são tão fundamentais e necessários.

Para que o COMUDE possa ser implantado é imprescindível a participação dos prefeitos que precisam enviar um projeto de lei para a Câmara Municipal, e dos próprios vereadores que necessitam ter a sensibilidade para a aprovação do projeto. São ações simples, mas que fazem uma grande diferença principalmente para este grupo de pessoas que geralmente vivem excluídas da sociedade. A Ceid e o CONEDE-PI, que é o Conselho Estadual, dão toda a orientação e acompanhamento necessários.

Na última segunda-feira tivemos a felicidade de participar da posse dos conselheiros do COMUDE-Barras. São 16 batalhadores ligados ao poder público, à sociedade civil organizada, igreja e entidades de defesa às pessoas com deficiência que resolveram a abraçar a causa de forma voluntária e com bastante entusiasmo.

A conquista do COMUDE marcará a história de Barras no resgate da cidadania e vai proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência, provendo o reconhecimento da importância e valorização deste segmento da sociedade.

Por isso mesmo também agradecemos a boa vontade do prefeito Manin Rego e a todosos vereadores da Câmara Municipal de Barras que, em menos de 40 dias, conseguiram elaborar e aprovar lei de criação do conselho. Também agradecemos de forma muito especial a comissão de criação do COMUDE-Barras que atuou fortemente para esta conquista. É graças a pessoas assim, sensíveis à causa, que estamos avançando na inclusão das pessoas com deficiência. É dessa vontade política que estamos precisando.

O COMUDE-Barras é o primeiro implantado este ano, sendo o sétimo que começa a funcionar no Estado. A previsão é que nos próximos meses outros onze conselhos municipais também sejam implantados. Está dependendo apenas da aprovação da lei nas Câmaras Municipais e sanção dos prefeitos. E nós queremos contar com o apoio de todos para celebrarmos também estas vitórias.

Eu sempre digo que a causa da pessoa com deficiência é de todos, e será desta forma, unindo as forças, que conseguiremos tornar o mundo melhor.

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem:
ATI - Agência de Tecnologia da Informação do Piauí