Boa Noite! Terça-feira, 7 de maio de 2024

Um novo tempo

Rejane Dias
Coordenadora Geral da Ceid e Primeira-Dama do Estado

Muito se tem falado sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. E de fato essa discussão é muito importante principalmente por que envolve diversos setores da sociedade que passam a debater um tema que há pouco tempo era um tabu. Felizmente estamos vivendo um novo tempo, onde as pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de pensar nas necessidades das PCDs, de cobrar ações de inclusão e mesmo de mostrar para a sociedade que as pessoas com deficiência existem e querem apenas ter os mesmos direitos e deveres das pessoas ditas normais.

E é com o foco neste pensamento de inclusão que o Governo do Estado está implantando a Rede Estadual de Reabilitação Física que inclui a construção de 34 unidades regionais de fisioterapia no interior do Estado de forma que atenda da melhor forma possível todos os municípios do Piauí.

Pouco a pouco a Rede Estadual de Reabilitação vai se tornando uma realidade. Hoje nós temos Unidades de Fisioterapia funcionando nas cidades de Água Branca, Campo Maior, Esperantina, Picos, São Pedro do Piauí, José de Freitas, Pedro II, Castelo do Piauí e Teresina (HGV). Até 2010 a Rede deverá está em pleno funcionamento.

A Rede de Reabilitação será completada com o CEIR (Centro Integrado de Reabilitação Física) que está em fase de conclusão e vai atender os casos de média e alta complexidade. Com o CEIR o Piauí vai se tornar uma referência no atendimento à reabilitação para a região e não será mais necessário que famílias se desloquem para outros Estados para a realização de tratamentos mais específicos. Tudo poderá ser resolvido aqui mesmo, o que vai facilitar a vida de muita gente.

Além do mais o CEIR vai funcionar nos padrões da filosofia de trabalho da AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência), que está nos orientando desde o início do projeto e possui mais de 56 anos de experiência na área. É uma grande parceria que muito nos alegra e que nos estimula a procurar trabalhar mais e melhor buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e de seus familiares.

Mas, estímulo maior mesmo é ver a alegria estampada no rosto das pessoas a cada nova conquista que é entregue para a população. E felizmente o Governo do Estado resolveu adotar as políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência como prioridade. Felizmente vivemos uma nova fase de muitas conquistas. E a cada conquista, a cada nova expressão de felicidade, percebemos que muito ainda precisa ser feito, muito ainda precisa ser conquistado. É por isso que continuamos trabalhando com muita dedicação e muito carinho: para que mais e mais pessoas possam ter dignidade, respeito e qualidade de vida.

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem:
ATI - Agência de Tecnologia da Informação do Piauí