Bom Dia! Terça-feira, 7 de maio de 2024
Tamanho do texto :  A-   N   A+   Contraste :  A   A
ARTIGO
» Imprimir esta página   » Voltar

Mais que uma idéia, uma atitude

Rejane Dias
Primeira dama do Estado e Coordenadora Geral da Ceid

A palavra Acessibilidade está cada vez mais presente no dia-a-dia de todos. Mas porque ela está tão presente? Mais do que uma palavra, Acessibilidade virou uma causa, uma mudança de atitude, na verdade uma melhoria na qualidade de vida de milhares de pessoas.

De uma maneira simples, pode-se entender que a Acessibilidade é uma mera adaptação física de uma obra como, uma rampa, piso tátil entre outras ações que podem ser adotadas, mas a palavra e o seu conceito é muito mais amplo. Na verdade Acessibilidade é uma mudança de atitude, melhor dizendo um reposicionamento de ações para com as pessoas com deficiência.

A Acessibilidade está na mudança de mentalidade da sociedade, que deve iniciar por nós que fazemos o setor público, passando pela iniciativa privada e a sociedade como um todo, não só uma mudança de conceito, mas sim o modo de executá-la. Onde a quebra de preconceitos é o primeiro passo. Isso está sendo feito com a sensibilização dos diversos setores da sociedade.

Ter um Estado Acessível significa torná-lo um lugar onde as pessoas com deficiência sejam tratadas de uma forma igual em todos os sentidos. Educação, Saúde, Transporte, Lazer: esses são apenas alguns dos itens que estão dentro do contexto da Acessibilidade. E para isso, a atuação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Conede, a Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência – Ceid e diversos órgãos e entidades parceiras, como a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública,  Conselho Regional de Engenharia  e Arquitetura, que dentre outras entidades públicas e privadas são meios de transformação da sociedade, a partir da mudança de atitude em relação às pessoas com deficiência.

A recente implantação dos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência é uma prova desta mudança através do engajamento conjunto das entidades governamentais e das entidades não governamentais. Outro ponto é o evento que se aproxima, o Seminário Regional de Capacitação de Conselheiros Piauí, Ceará e Maranhão, que acontecerá de 19 a 21 novembro em Teresina, junto com o lançamento da Campanha Nacional de Acessibilidade, no Estado. Um evento que vai mobilizar e sensibilizar diversos setores da sociedade.

Por isso a cada dia essa palavra Acessibilidade deve fazer parte do vocabulário do piauiense, para que seja parte do cotidiano, para que vire um pensamento, uma atitude, uma realidade. Estamos trabalhando por um Piauí Acessível.

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem:
ATI - Agência de Tecnologia da Informação do Piauí