Boa Madrugada! Sábado, 27 de abril de 2024
ARTIGO
» Imprimir esta página   » Voltar

Campanha da Fraternidade de 2006 - Pessoas com Deficiência

O tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2006 é “fraternidade e pessoas com deficiência” e o lema, “levanta-te, vem para o meio”(Mc 3,3). O Texto-Base, principal instrumento de promoção da CF, já está publicado e à disposição de todos os interessados. Foi elaborado sob a responsabilidade da Secretaria da CF, da CNBB, com a colaboração de grupos organizados de pessoas com deficiência, de entidades da sociedade que apóiam essas pessoas, por peritos da área e pedagogos.
Seguindo a conhecida metodologia do ver-julgar-agir, o Texto-Base aborda primeiramente a realidade social e a problemática enfrentada pelas pessoas com deficiência, bem como a história de suas lutas e conquistas. No momento do julgar aparece uma fundamentação bíblico-teológica para a dignidade e os direitos das pessoas com deficiência. Ao mesmo tempo, à luz dos princípios evangélicos e éticos, são analisadas criticamente diversas atitudes pouco fraternas em relação às pessoas com deficiência e soluções inadequadas para a sua problemática.
Na terceira parte, que é o agir, apontam-se diversas pistas para a maior inclusão social e religiosa das pessoas com deficiência; as ações sugeridas envolvem a denúncia de situações discriminatórias e de exclusão; tratam da ação da família, da prevenção das várias formas de deficiência e da promoção de atitudes fraternas. O Texto também traz a oração e o hino da CF, além de um nutrido Apêndice com vários anexos interessantes para a CF, que vão desde a relação das leis e decretos relativos ao mundo da deficiência até um glossário com termos e conceitos usados para referir-se a ele. O Texto conclui com um capítulo de orientações para a organização e a celebração da Campanha.
A CF de 2006 traz ao centro de nossa atenção as pessoas com deficiência, que são freqüentemente vítimas de preconceitos e discriminação, sobretudo numa tendência cultural que privilegia os fortes e saudáveis, os belos e fisicamente perfeitos, enquanto marginaliza e até exclui os que têm menos capacidade de se afirmar sozinhos e de competir com os outros.
As “deficiências”podem ser de três tipos: física, sensorial e cerebral. Pessoas com deficiência são tantas: cegas, surdas, mudas, as que têm algum tipo dificuldade motora ou deficiência mental... Em maior ou menor grau, os vários tipos de deficiência atingem boa parte da população. E, ao longo da vida, todos estão sujeitos a adquirir algum tipo de deficiência ao longo da vida. Por isso, o tema da CF é de grande interesse social.
O lema – “levanta-te, vem para o meio” (Mc 3,3) – é da passagem do Evangelho de S.Marcos, em que Jesus cura um homem com a mão atrofiada. Tudo leva a pensar que aquele pobre homem era desprezado e deixado lá num canto por causa da sua deficiência. Talvez lhe fosse até atribuído o estigma de ser um pecador e castigado por Deus, por causa do seu estado. Era o dia sagrado de sábado, no qual não se podia fazer nenhum trabalho, nem mesmo curar doentes. Jesus chamou esse homem: “levanta-te, vem para o meio!”E o curou, na frente de todos.
A palavra e a atitude de Jesus ensinam muita coisa: são um convite para que aquela pessoa com deficiência tenha coragem e não se resigne a ficar no seu cantinho; que ocupe seu espaço e assuma sua dignidade. Jesus não a deixa sozinho com o seu problema, mas lhe estende a mão e a ajuda. E a todos os presentes, dá a entender que aquela pessoa não podia ser desprezada e abandonada a si mesma. A palavra e a atitude de Jesus desafiam os saudáveis, os fortes e fisicamente “perfeitos” a superarem qualquer preconceito e discriminação em relação às pessoas com deficiência e a fazerem a sua parte para acolhê-las e para valorizar e promover a dignidade delas.
A CF é um grande momento para a evangelização e seu objetivo é promover atitudes de verdadeira fraternidade e a verdadeira cultura da solidariedade social, coerentes com o ensinamento do Evangelho de Jesus. A CF-2006 é ocasião para uma grande tomada de consciência sobre as condições geralmente difíceis das pessoas com deficiência e para desencadear muitas iniciativas de efetiva inclusão delas. O Texto-Base apresenta-se como um excelente instrumento para isso.

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem:
ATI - Agência de Tecnologia da Informação do Piauí