Boa Madrugada! Terça-feira, 7 de maio de 2024
Tamanho do texto :  A-   N   A+   Contraste :  A   A 
ARTIGO
» Imprimir esta página   » Voltar
Foto:

Atividades da CEID

Agentes Comunitários de Saúde: Capacitação, Conhecimento e Identificação de pessoas com deficiência.

por Geraldo Barbosa - Neuropediatra

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) faz parte do sistema de saúde local e atua como uma ponte entre a comunidade e os serviços de saúde disponíveis em seu município. Conhece muito bem a comunidade na qual trabalha - esta é a principal razão para que ele atue justamente na área em que reside.

Para conhecer melhor as famílias, ele começa seu trabalho pelo reconhecimento da população. Recolhe informações detalhadas acerca da realidade de cada domicílio e cadastra as famílias. Na seqüência, ele acompanha as modificações que ocorrerem nos dados desse cadastro, para manter atualizado o Sistema de Informações do Programa Saúde da Família. Pelo cadastramento, ele fica sabendo onde há pessoas que requerem maior atenção – pessoas com deficiência, crianças, gestantes, desnutridos, puérperas, idosos, portadores de problemas de saúde como hipertensão, diabetes e outros. E também identifica as condições de habitação: como são os serviços de água, de esgoto e de coleta de lixo, qual a situação de trabalho e de renda dos moradores.

Cada Agente de Saúde acompanha, em média, 100 famílias na zona rural, e 180 famílias na zona urbana. O bom conhecimento das famílias e de suas condição de vida permite planejar as ações necessárias, em conjunto com a comunidade. Em suma, a atuação do ACS envolve primordialmente medidas preventivas que atualmente é a melhor forma de evitarmos doenças e com baixo custo.

Utilizando-se da experiência dos ACS a CEID, em parceira com a Fundação CEPRO, Programa Saúde da Família e ACS, realizou a pesquisa Perfil da Pessoa Portadora de Deficiência no Estado do Piauí. A partir dos dados coletados seremos capazes de conhecer em detalhes a realidade de cidades, bairros e das famílias das Pessoas com Deficiência que são atendidas pelo programa PSF- ACS e a partir daí delinearmos as necessidades desse segmento populacional e elaborarmos programas e projetos.
Foi pensando na importância do ACS como uma pessoa da comunidade e conhecedor da realidade local que a Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CEID) está realizando Oficinas de Capacitação dos ACS para conheceram a realidade das pessoas com deficiência de seu município. Durante essas oficinas são enfatizados os seguintes temas:

1. Importância dos Agentes Comunitários de Saúde na identificação, diagnóstico, orientação e encaminhamento da pessoa com deficiência;

2. Dados Estatísticos sobre os índices de deficiência no Brasil, nos Estados e principalmente dos municípios participantes do fórum . Num segundo momento é feito questionamentos sobre os dados. São fornecidos também dados sobre a pesquisa que teve a participação dos ACS;

3. Definições e causas das deficiências física, mental, visual, auditiva e múltipla ;

4. Como portar-se diante de uma pessoa com deficiência.

As oficinas realizadas até o momento tiveram uma participação que variou entre 150 até 250 ACS

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem:
ATI - Agência de Tecnologia da Informação do Piauí