Bom Dia! Quinta-feira, 28 de março de 2024
ARTIGO
» Imprimir esta página   » Voltar

Envelhecer com dignidade

Um dos principais desafios do Brasil neste século é envelhecer com dignidade. Os dados do IBGE apontam uma acentuada inversão da pirâmide populacional em decorrência do aumento da expectativa de vida no País e da redução na taxa de fecundidade, hoje estimada  em 2,1 nascimentos por mulher. Hoje, em todo Piauí, são pouco mais de 240 mil homens e mulheres com idade acima de 60 anos, o que corresponde a 8,5% da população. A  Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que até 2025 o Brasil será o 6º país do mundo com maior número de pessoas idosas.

O envelhecimento da população gera um impacto de ordem econômica, social e cultural que passa pela família e por toda sociedade. Isso implica em mudanças que vão muito além da previdência, mas passam pelo mercado de trabalho, pela família e, principalmente, pela política de assistência ao idoso. As evidências mostram que não estamos preparados para lidar com essa realidade e que muito ainda tem que se feito para que o idoso seja tratado com dignidade. Por isso estamos buscando criar condições ou apoiando iniciativas que busquem facilitar a vida de quem chega aos 60.

Criamos uma delegacia especializada para o combate aos maus tratos contra o idoso, criamos o Conselho Estadual da Pessoa Idosa, nos somamos à ações como a I Campanha Estadual de combate aos maus-tratos à pessoa idosa, realizamos a I Conferência Estadual da Pessoa Idosa do estado e promovemos capacitação para os cuidadores de idosos, promovemos  simpósios, palestras, congressos e seminários sobre os direitos da pessoa idoso e a política de assistência ao idoso. Mas nossa mais recente conquista foi a aprovação de um projeto da Sasc para implantação do Centro Integrado de Prevenção à Violência contra Idosos, previsto para ser implantado até dezembro de 2006.

Atualmente através da Sasc fazemos o acompanhamento de 62 grupos de idosos atendidos pelos Centros Sociais Urbanos (CSUs) das zonas norte, sul, leste e sudeste. O trabalho de integração e  socialização do idoso feito nos CSUs ajuda a prevenir a depressão, mal que afete segundo OMS 10% dos idosos. Recentemente também entregamos uma sala na Casa dos Conselhos onde passa a funcionar o Conselho Estadual da Pessoa Idosa, que tem como função fiscalizar instituições e órgãos que trabalham com a pessoa idosa. A partir da I Conferência Estadual da Pessoa Idosa do estado foram implantados 15 novos conselhos municipais de atenção aos direitos da pessoa idosa no interior do estado. Do ponto de vista legal também evoluímos. Aprovamos a Lei Estadual número 5.479/05 que altera os dispositivos da Lei número 5.244/02 que dispõe sobre a política estadual do idoso.

Sabemos que ações como essas são necessárias porém insuficientes para preencher a lacuna acumulada ao longo de décadas de descaso para com o idoso. O envelhecimento deve ser encarado como um processo normal e não como uma doença. Um dos maiores desafios é garantir aos idosos a superação das limitações associadas a idade e criar condições para que eles vivam com dignidade e cidadania.

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem:
ATI - Agência de Tecnologia da Informação do Piauí