Uma das áreas de principal destaque do Governo do Piauí, o desenvolvimento social, teve um grande avanço nos últimos anos, com políticas públicas que abrangem todo o estado. Os dados dessas ações do ano de 2025 foram apresentados hoje (12), durante solenidade no Palácio de Karnak. Na oportunidade, a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) foi um dos órgãos que divulgou os indicadores de resultados da atual gestão.

Entre as ações e serviços mais relevantes voltados para pessoas com deficiência no Piauí, estão: o Centro de Atendimento às Pessoas Com Autismo (Cetea), com mais de 12 mil atendimentos realizados desde a inauguração em julho do ano passado; mais de 14 mil carteiras de identificação da pessoa com autismo emitidas entre 2023 e 2025; cerca de 97 mil pessoas atendidas no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), nos últimos três anos, e aproximadamente 16 mil equipamentos de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção entregues neste período.
Além disso, foi registrado um aumento significativo na quantidade de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho, com a realização de capacitadas por meio dos cursos do Programa Estadual de Empregabilidade e Empreendedorismo.

Outro destaque, é a educação inclusiva que conta com cerca de 9 mil alunos da educação especial matriculados. Esses estudantes foram beneficiados com 241 salas de recursos multifuncionais nas escolas estaduais e com o aumento no número de profissionais capacitados para atuar com os alunos com deficiência na Rede Estadual de Ensino.
O governador Rafael Fonteles disse que nesta gestão foi possível ampliar ainda mais as ações de inclusão. “Os dados do IBGE comprovam o contingente grande de pessoas com deficiência, então é natural que tenhamos uma estrutura de estado muito mais robusta e isso foi criado pelo ex-governador Wellington que fez um trabalho que hoje é replicado. Então, o nosso desafio desse governo era maior. Nós conseguimos e os números mostram isso.”

De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, os dados são fruto de um trabalho de união de esforços da Seid, dos Conselhos de Direito, das entidades e da sociedade civil organizada. “Fico muito feliz em poder participar de um momento como esse onde tivemos o reconhecimento do governador do trabalho prestado pela nossa Secretaria voltado para as pessoas com deficiência do estado”, concluiu.