Notícias

Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas […]

Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para Pessoas com Deficiência reuniu representantes de várias regiões do país

O evento aconteceu durante dois dias, em Teresina, com palestras, grupos de trabalho e debates de temas como: saúde, educação inclusiva, qualificação profissional e inteligência artificial.

Teresina sediou, durante os dias 10 e 11 de dezembro (quarta e quinta), o Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para Pessoas com Deficiência, evento promovido pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A programação foi composta por palestras, painéis de debate e grupos de trabalho para discussão de temas como: saúde, educação inclusiva, empregabilidade, esporte, qualificação profissional e inteligência artificial.

O evento contou com a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do governador do Piauí, Rafael Fonteles, que destacou a importância de encontros como esse. “O Piauí é referência nacional nas políticas para inclusão da pessoa com deficiência a ponto de sediarmos aqui em Teresina esse encontro nacional de gestores, que vêm até o nosso estado conhecer e trocar experiências nessa área, e se depender de nós vamos continuar ampliando essas políticas, descentralizando os territórios para os municípios o trabalho que já é muito bem feito aqui na capital”, disse o governador.

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, que também é presidente do Fórum Nacional, o objetivo é fortalecer a articulação entre as esferas federativas. “Temos sempre que trabalhar em conjunto na defesa e na inclusão das pessoas com deficiência de todo o Brasil e, para isso, o Fórum serve para promover discussões e elaboração de propostas nessa área”, declara.

Nesta sexta (12), os representantes de outros estados que participaram do Fórum vão ainda realizar visitas para conhecer o funcionamento dos Centros Estaduais que oferecem serviços especializados para as pessoas com deficiência no Piauí, como o Centro Integrado de Educação Especial (Cies), o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e o Centro de Atendimento para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea-PI).

Compartilhar:

Mais notícias

Filtrar Documentos

Filtrar documento por palavra chave

Filtrar por ano do documento

Filtrar Documentos por Ano

Filtrar por tipo de documento

Filtrar Documentos por Tipo