O Inclusão Itinerante, projeto do Governo do Piauí executado por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), foi lançado em setembro de 2024 e, desde então, vem descentralizando serviços importantes voltados para as pessoas com deficiência do estado. Só neste ano, já foram beneficiados mais de 50 municípios do interior, com mais de 2.700 atendimentos realizados.

O projeto oferece as atividades por meio de um motorhome, com auxílio de mesas, cadeiras e uma barraca toldo. Os serviços oferecidos são: emissão de Carteira de Identificação do Autista, Passe Livre Intermunicipal, Passe Livre Cultura, orientações socioassistenciais, além da emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional com identificação do tipo de deficiência, em parceria com o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco.
Segundo o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o Inclusão Itinerante vem facilitando o acesso das pessoas com deficiência aos serviços prestados pela Seid. “Esses números significativos de atendimentos mostram que o nosso projeto é realmente consistente. Com essa ação, nós estamos proporcionando também mais dignidade e mais respeito à essas pessoas, fazendo com que não precisem se deslocar de seus municípios até Teresina para ter acesso aos serviços”, disse o gestor.
A Conceição Nunes, prestadora de serviço da Apae de Uruçuí, foi beneficiada com o projeto e disse que essa é uma atividade muito importante para as pessoas com deficiência das regiões mais distantes da capital. “Esses documentos são de interesse de todos e nós já estávamos esperando por esse carro itinerante, por esses serviços que estamos felizes em poder ter recebido, além de conhecer os nossos direitos”.
