Bom Dia! Sábado, 20 de abril de 2024
Tamanho do texto :  A-   N   A+   Contraste :  A   A 
CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO
» Voltar

26.05.2008 - Ficha de Inscrição
     • Ficha de Incrição de paciente. ATUALIZADO em 26.05.08


Observação:
Para visualizar os arquivos com extensão .pdf basta obter gratuitamente na internet na página da ADOBE - http://www.adobe.com.br, o programa Adobe Acrobat Reader e instalar em seu computador.




Para realizar o download dos arquivos clique no link com o botão direito do mouse e selecione a opção Salvar destino como...(Internet Explorer) ou Salvar Destino do Link...(Netscape)


Sobre o CEIR

O Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) é a segunda etapa do Complexo Estadual de Reabilitação em Saúde e Educação e é uma realização do Governo do Estado do Piauí com apoio do Governo Federal. Sua concepção e forma de gestão foram inspiradas em experiências bem sucedidas no Brasil, como a AACD (Associação de Atendimento à Criança com Deficiência) e o CRER (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santílio) de Goiânia, Goiás)

Como ter acesso ao CEIR

PARA SOLICITAR É MUITO FÁCIL: ENTREGUE A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA NA SECRETARIA DE SAÚDE DO SEU MUNICÍPIO, OU, NO CASO DE TERESINA, NA CENTRAL DE REGULAÇÃO DO SUS, E AGUARDE O CONTATO DO CEIR.

Abaixo, o passo a passo de todo o fluxo de solicitação junto à Oficina Ortopédica do CEIR, para compreensão de pacientes, médicos, Secretarias de Saúde e profissionais da saúde de uma forma geral.

FLUXO PARA SOLICITAÇÃO

1º Passo – Procure a Unidade de Saúde mais próxima de seu município e faça uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS. Havendo indicação, o médico fará a solicitação da órtese, prótese, cadeira de rodas ou outros meios auxiliares de locomoção.

2º Passo – Anexe à solicitação do médico cópia dos seguintes documentos:
a) CPF e RG
b) Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde)
c) Comprovante de Residência com CEP
e) Informe pelo menos um número de telefone para contato

3º Passo
Quem mora em Teresina
· Entregue toda a documentação na Central do SUS-Teresina, no seguinte endereço: Rua Governador Artur de Vasconcelos, 730- Bairro Piçarra. Telefone – (86) 3222-0649 FAX – (86) 3221-9053.
· A Central do SUS encaminha o pedido ao CEIR
Quem mora no interior do Piauí
· Entregue toda a documentação na Secretaria de Saúde do seu município;
· A Secretaria Municipal de Saúde envia a documentação para a CERAS – Central de Regulação e Assistência à Saúde;
· A CERAS encaminha o pedido à Central do SUS.
· A Central do SUS encaminha o pedido ao CEIR.

4º Passo - O CEIR entra em contato com o paciente ou com a Secretaria Municipal de Saúde informando o dia e hora da primeira consulta para produzir a órtese, a prótese, ou adaptar a cadeira de rodas (se for o caso), e/ou outros meios auxiliares de locomoção.

Quais os passos do atendimento no CEIR?

O processo de avaliação para ingresso no CEIR começa com a análise da ficha encaminhada pela família do paciente. Os pacientes selecionados serão cadastrados e convocados para a triagem, segundo a ordem de envio da solicitação de atendimento. Após a triagem a pessoa passa para a avaliação inicial que indica se ela tem o perfil do atendimento oferecido pelo CEIR e, se aceita, é realizada uma consulta mais apurada com especialistas, seguida de uma avaliação global multiprofissional. Nesta avaliação são traçadas as linhas de um programa individualizado que define quais os atendimentos necessários que vão compor o tratamento de cada paciente.
Durante todo o processo terapêutico, os profissionais envolvidos avaliam o tratamento em reuniões clínicas, tendo como meta a evolução e a reintegração familiar, social e profissional dos pacientes.

Toda pessoa com deficiência física deve ser encaminhada ao CEIR?

Não. O Governo do Piauí está estruturando a Rede Estadual de Reabilitação para descentralizar o atendimento, levando esses serviços para mais perto da população, de Norte a Sul do Estado.
Serão 32 centros de reabilitação de nível I (serviço de fisioterapia) e 2 centros de nível II(serviço de fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia), segundo as normas do Ministério da Saúde.
Além dos serviços de reabilitação adequados e especializados, a Rede vai ajudar disseminar informações e orientações, prevenir e minimizar deficiências, além de evitar que tanto as pessoas com deficiência como seus familiares se desloquem até a capital.
Dependendo do estágio e características da deficiência, o paciente até pode iniciar seu programa de reabilitação no CEIR, mas, já numa segunda etapa, pode continuar o seu tratamento na unidade da Rede Estadual de Reabilitação mais perto do seu domicílio.

Quais os serviços oferecidos pelo CEIR?

O CEIR oferece um atendimento multi e interdisciplinar nas áreas de:
Arte-Terapia
Assistência Social
Enfermagem
Especialidades Médicas
Fisioterapia
Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Hidroterapia
Musicoterapia
Nutrição
Odontologia
Pedagogia
Produção e Adaptação de Órteses/Próteses
Psicologia
Reabilitação Desportiva

Quais as patologias que podem ser tratadas no CEIR?

- Amputados
- Doenças Neuromusculares,
- Lesão Medular
- Lesões Encefálicas Adquiridas (causadas por Traumatismo Crânio-Encefálico, Acidente Vascular Encefálico, Anóxia Cerebral, Tumores Cerebrais e Infecções no Sistema Nervoso)
- Malformações Congênitas
- Mielomeningocele
- Paralisia Cerebral
- Seqüelas de Poliomielite

COMPLEXO ESTADUAL DE REABILITAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO
CENTRO INTEGRADO DE REABILITAÇÃO - CEIR
Avenida Higino Cunha, Nº 1515, Bairro Ilhotas
CEP 64.014-220
Teresina - Piauí
FONE - (86) - 3198-1500

Criação, Desenvolvimento e Hospedagem:
ATI - Agência de Tecnologia da Informação do Piauí